Notícias urgentes

Trump concede perdão a condenado a prisão perpétua por criar site que vendia drogas

O presidente dos EUA, Donald Trump, concedeu ontem (terça-feira, 21) perdão a Ross Ulbricht, fundador do Silk Road, que foi condenado à prisão perpétua por administrar um mercado online clandestino onde traficantes de drogas e outros movimentaram mais de US$ 200 milhões em comércio ilícito usando bitcoin.

O republicano cumpriu a promessa de campanha de libertar Ulbricht, de 40 anos, que foi preso em 2013 e condenado em 2015 em um processo histórico nos EUA, iniciado apenas alguns anos após o surgimento da criptomoeda.

“A escória que trabalhou para condená-lo era (formada por) alguns dos mesmos lunáticos que estavam envolvidos na modernização da armação do governo contra mim”, disse Trump em uma postagem em sua rede social Truth Social.

Imagem mostra Ross Ulbricht, um homem com cabelo longo e barba e que está sorrindo para a câmera. Ele usa uma camisa xadrez colorida. Ao fundo, há uma parede clara e um quadro emoldurado. A iluminação é suave.
Foto de Ross Ulbricht encontrada em seu computador e que foi exibida em julgamento realizado em 2015 – Divulgação/Distrito Sudoeste de Nova York

O presidente dos EUA disse que o perdão foi “completo e incondicional”, acrescentando que ligou para a mãe de Ulbricht para dar a notícia a ela na terça-feira. O fundador do Silk Road está preso em uma prisão federal no Arizona, e seu advogado disse que tinha esperança de que Ulbricht fosse libertado em breve.

“Após suportar mais de uma década de encarceramento, esta decisão oferece a Ross a oportunidade de recomeçar, reconstruir sua vida e contribuir positivamente para a sociedade”, afirmou Brandon Sample, advogado de clemência de Ulbricht.

Matéria completa no site da Folha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.