GeraisÚltimas notícias

João Azevêdo prestigia posse da nova Mesa Diretora do TJPB

O governador João Azevêdo prestigiou, na tarde desta segunda-feira (3), a solenidade de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que terá como presidente para o biênio 2025-26 o desembargador Fred Coutinho, sendo o 53° desembargador à frente do Poder Judiciário estadual. Os desembargadores João Batista Barbosa e Leandro dos Santos foram empossados como vice-presidente e corregedor-geral de Justiça, respectivamente.

Pouco antes da solenidade, que ocorreu na casa de recepção Intermares Hall, em Cabedelo, o chefe do Executivo estadual desejou boa sorte aos novos gestores do Poder Judiciário paraibano e destacou o respeito e harmonia entre os poderes no desenvolvimento do Estado. “Quero desejar boa sorte ao desembargador Fred Coutinho. Que a gente mantenha o mesmo nível de relação institucional que ocorreu com todos os ex-presidentes. Eu tenho certeza absoluta de que quem ganha é a sociedade quando você tem os poderes independentes, como diz a Constituição, mas trabalhando de forma unida, na busca do melhor para a população”, afirmou João Azevêdo.

O novo presidente do TJPB elencou, pouco antes da posse, quais deverão ser as metas de sua gestão. “A importância de se assumir o Judiciário paraibano está no propósito de servir ao povo deste Estado, com uma prestação jurisdicional mais célere, mais próxima do povo paraibano, como o desembargador João Benedito fez em sua gestão, fazendo com que o Judiciário seja ainda mais social — esta é uma das missões que nós teremos pela frente”, disse. “Hoje é um dia histórico para mim, pois há exatos 20 anos era o meu pai quem assumia essa missão”, completou, fazendo referência ao desembargador Júlio Aurélio Moreira Coutinho, que faleceu no início deste ano, aos 89 anos.

O vice-presidente do TJPB, desembargador João Batista Barbosa, disse que a chegada dele à vice-presidência da Corte é a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu ao longo dos 37 anos como magistrado. “Um momento como este nos convida a refletir sobre o nosso início de carreira e os desdobramentos de tudo que fizemos — no meu caso, mais de 37 anos como magistrado. Então, o momento é de colocar em prática toda essa experiência para cada mais servir à sociedade”, comentou.

Ainda como presidente, o desembargador João Benedito da Silva, que presidiu a Corte no biênio (2023-24) fez a seguinte avaliação desse período: “Foi uma boa experiência, experiência de administrador com outros colegas experientes e, penso eu, fizemos uma boa administração.  Algumas coisas ficaram por fazer — apesar do planejamento, nem tudo deu tempo —, mas ficamos satisfeitos com o que produzimos durante esse período”, disse, citando como principais marcas de sua gestão a pauta remuneratória e a estruturação física dos fóruns e a ampliação do Poder Judiciário quando, por meio de lei sancionada pelo governador João Azevêdo, o número de desembargadores passou de 19 para 26, beneficiando a população com mais rapidez nos processos.

A solenidade também foi marcada pela posse dos desembargadores Joás de Brito Pereira Filho, como diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), e Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, no cargo de ouvidora do TJPB.

Prestigiada por amigos e parentes dos novos gestores do Tribunal de Justiça da Paraíba, a solenidade também contou com a presença de diversas autoridades, a exemplo do vice-governador Lucas Ribeiro; do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; do procurador-geral do Estado, Fábio Brito, da defensora pública geral da Paraíba, Madalena Abrantes; do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, que participou remotamente, assim como o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino.

Auxiliares da Gestão estadual, a exemplo de Ronaldo Guerra, chefe de Gabinete do Governador; Jean Francisco Nunes, secretário de Estado da Segurança Pública; e Marialvo Laureano, secretário de Estado da Fazenda, também estiveram presentes à cerimônia de posse dos novos integrantes da Mesa Diretora do TJPB.

 

Fotos: José Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.