Famílias estão menos endividadas e mais cautelosas com gastos
Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta uma melhora na situação do endividamento das famílias brasileiras. Em janeiro, o total de famílias endividadas caiu para 76,1%, uma redução de 0,6 ponto percentual em relação a dezembro e 2 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2024.
Apesar da melhora, muitas famílias ainda enfrentam dificuldades financeiras. O cartão de crédito continua sendo a principal forma de endividamento, utilizado por 83,9% dos devedores. Além disso, 29,1% das famílias têm dívidas em atraso, e 12,7% afirmam que não conseguirão quitá-las.
A pesquisa revelou que as famílias com renda de até três salários mínimos são as mais vulneráveis, com um aumento no endividamento e 18,4% sem condições de pagar suas dívidas. Já os consumidores em geral estão adotando posturas mais cautelosas, reduzindo gastos e evitando compras parceladas.
Perspectivas para o futuro
Mesmo com o recuo nos índices de endividamento e inadimplência, a CNC estima que o endividamento das famílias voltará a crescer ao longo de 2025, com projeção de 77,5% de endividados e 29,8% de inadimplentes até o fim do ano.
Com informações da Agência Brasil.