Opera Paraíba realiza 200 cirurgias de catarata, em Solânea
O programa Opera Paraíba chegou, nessa quinta-feira (20), ao Hospital Estadual de Solânea com a missão de oferecer 200 cirurgias de catarata para pacientes de 17 cidades da região do Brejo. O programa é uma iniciativa do Governo da Paraíba que, desde o início, em 2019, já soma mais de 167 mil cirurgias. A iniciativa tem o objetivo de tornar mais fácil o acesso da população aos procedimentos eletivos.
Entre as beneficiadas, está a aposentada Severina Moisés, que contou como a catarata afetou sua vida. “Eu já não enxergava quase nada, via como um besourinho e uma nata na minha vista. Eu não conseguia nem ver direito um animal na porta de casa”, lembrou.
Após a recuperação da cirurgia, Severina já tem esperança em ver o mundo de maneira diferente. “Eu estou muito feliz e agradecida. Voltar a ver bem é um presente”, afirmou.
A auxiliar de serviços gerais, Terezinha Ribeiro, de 61 anos, também foi beneficiada e conta que esse já foi o segundo olho operado através do programa. “Em 25 dias, fiz um e já estou fazendo o outro olho. Vai ser tudo de bom, porque vou ver tudo, e antes estava muito ruim, sem ver direito. Eu mal via os olhos dos meus filhos, e eu ficava triste. Aí apareceu o Opera Paraíba e foi maravilhoso”, contou.
O diretor administrativo do Hospital Estadual de Solânea, Henrique Coutinho, disse que após a interiorização dos procedimentos por meio do Opera Paraíba, o acesso se tornou mais fácil. “Antes as pessoas tinham que ir pra cidades mais longe, como Campina Grande e João Pessoa, e agora, tem o mesmo procedimento pertinho de casa, na própria região. Ficou muito mais fácil o acesso ao serviço, com a mesma qualidade oferecida nos grandes centros”, destacou.
Para participar do Opera Paraíba, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a secretaria municipal de saúde da sua cidade ou fazer o cadastro pelo endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br, preenchendo o formulário e anexando exames, laudos ou encaminhamentos médicos que confirmem a necessidade da cirurgia.