Bloco Acorda abre Corredor da Folia e dá início ao Carnaval de Rua em Cabedelo
Festa se estende até o dia 08 de março com blocos de rua e shows de Gilmelândia, Tatau e Reinaldinho, no Dique
Todos os anos, é dado o start no carnaval de Cabedelo com a cidade “acordando” para a folia ao som do Bloco Acorda. Este ano, não foi diferente. Era quase meia-noite de sexta-feira (28) quando os foliões tomaram o Corredor da Folia com muita animação, dando o tom do que seria a festa de Momo na cidade portuária. Nem a chuva diminuiu a animação dos foliões, que saíram às ruas para iniciar nos festejos pré-carnavalescos de Cabedelo.
O Bloco Acorda deu o pontapé inicial para a festa mais esperada do ano, com muito axé, frevo, bonecões dorminhocos e a famosa corda que puxa e marca o começo oficial do carnaval de rua da cidade portuária.
Até o dia 05 de março, mais de 10 blocos desfilarão pelo espaço, com todo aparato logístico de segurança para dar tranquilidade ao público que irá brincar nas agremiações carnavalescas que passarão pelo local. Nesta sexta-feira (25) acontecem os shows no Dique de Cabedelo, a partir das 17h, com Dj Eric Furni, Pagode de Gil e a cantora Gilmelândia.
A folia também segue pelas ruas da cidade. Pelo Corredor, a partir das 17h, os blocos Dudão Som Kids e Vips prometem muitos confetes e animação.
A vice-prefeita Camila Holanda prestigiou o bloco Acorda, brincou, dançou muito no meio do povão e fez questão de elogiar a tranquilidade do público no carnaval da cidade.
“Está dada a largada no carnaval tradição de Cabedelo! O bloco Acorda conseguiu trazer muita alegria, irreverência e energia positiva pra darmos início aos festejos. Foi muito bonito ver que o público compareceu com muita tranquilidade e segurança à festa linda que os organizadores montaram no Corredor da Folia com o apoio da Prefeitura de Cabedelo. E ainda por ser um bloco criativo com alegorias e criatividades que fizeram o diferencial, atraindo as pessoas. O carnaval da cidade está só começando e muita coisa boa ainda vai acontecer “, afirmou Camila Holanda.
O carnavalesco Igo Viana, que coordena o bloco Acorda, explicou sobre a tradição da agremiação e agradeceu os apoiadores.
“Mesmo sob fortes chuvas no fim da noite, um grande público compareceu ao bloco Acorda, como sempre, graças a Deus, graças à história que temos e também à estrutura oferecida pela Prefeitura de Cabedelo. Só temos de agradecer pelo apoio dos nossos parceiros que dão força para esse movimento que começou como uma brincadeira de amigos há quase 20 anos atrás e que hoje é o maior bloco pré-carnavalesco da cidade, abre oficialmente o carnaval de rua e oferece atrativos que só têm no Acorda, como bonecões dorminhocos, a animada corda, a distribuição de cachaça, a escolha da melhor fantasia e, principalmente, o banho de cheiro que serve para purificar o início do nosso carnaval”, concluiu.
Segurança e Trânsito – Durante o Carnaval, vários blocos irão desfilar pelas ruas do município, com maior concentração no Corredor da Folia, que compreende as seguintes as Ruas Solon de Lucena, Coronel Aureliano, João Vitaliano, Pompeu Henrique e Tenente Antônio Pontes.
Antes de iniciar os blocos, às 17h, as vias do Corredor da Folia serão interditadas para garantir a segurança dos participantes e espectadores. Nesse trecho, o estacionamento de veículos estará proibido das 14h às 00h.
O bloco “Donzelas do cais” desfilará na BR-230 no dia 01 de março. Por lá, os agentes de trânsito da Semob, policiais rodoviários federais e a Guarda Metropolitana irão garantir o fechamento das vias para trazer segurança aos foliões.
O Dique de Cabedelo, onde acontecem os shows, estará interditado a partir das 7h nos dias 28/02, 02/03 e 08/3. Os comerciantes que desejam descarregar mercadorias terão acesso com seus veículos das 10h às 13h. A Semob orienta que não permaneçam estacionados dentro da área do evento após esse horário.
Para garantir a segurança e a fluidez no trânsito durante os dias de carnaval, a Semob de Cabedelo contará com um efetivo de 20 agentes de trânsito, além do apoio da equipe administrativa. Os agentes realizarão fiscalização nas praias do município, com foco na segurança viária. Além disso, serão utilizados 4 viaturas operacionais tipo caminhonete e 6 viaturas tipo motocicleta para garantir uma cobertura eficaz em toda Cabedelo.
Para maior tranquilidade e segurança, a Semob orienta que o público que for conferir os shows no Dique utilize carros por aplicativo ou táxis para facilitar o deslocamento e evitar transtornos com estacionamento.
A Polícia Militar também se juntará ao esforço com cerca de 20 policiais e 05 viaturas nos dias de maiores movimentos, como os shows no Dique e no Renascer e o Bloco Donzelas do Cais.
O Corpo de Bombeiros estará presente com 09 viaturas, 03 quadriciclos , 02 2 embarcações Saúde e 46 agentes, entre guarda-vidas e também no serviço 24h, combatentes e socorristas; enquanto a Defesa Civil atuará com 20 agentes, entre bombeiros civis municipais e brigadistas, além de 02 quadriciclos, 02 motos-resgate e 03 viaturas para garantir a segurança de foliões e turistas.
Para atender aos foliões, a Secretaria de Saúde terá três ambulâncias do Samu distribuídas em pontos estratégicos, além de uma tenda no Corredor da Folia, onde serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, realizados testes rápidos de Hepatite e HIV, e oferecida verificação de pressão arterial e glicemia. Equipes também percorrerão o Corredor durante os desfiles, distribuindo informativos e orientando a população sobre cuidados de saúde durante a festa.
Equipes das Secretarias da Mulher e Assistência Social também estarão presentes no evento com campanhas educativas e de prevenção à violência contra mulheres e à exploração infantil.