Semam promove replantio de árvores nativas às margens do Rio Cabelo, em João Pessoa
Ação integra o programa João Pessoa Cidade + Verde e reforça compromisso ambiental da gestão municipal
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), deu mais um passo na recuperação ambiental da cidade com a recomposição da mata ciliar do Rio Cabelo, que corta bairros como Mangabeira e Penha. A ação contempla o replantio de espécies nativas nas áreas degradadas das margens do rio, após a limpeza feita pela Defesa Civil.
Nesta semana, os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento realizaram o plantio de 50 mudas de árvores nativas, começando pela área da nascente, em Mangabeira, e chegando até a Penha nesta quarta-feira (23). Entre as espécies plantadas estão perobinha, mogno, mulungu, barriguda e aroeira, todas produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela Semam.
A iniciativa faz parte do programa João Pessoa Cidade + Verde, que prevê o plantio de 33 mil árvores apenas este ano, em diversos pontos da cidade — de áreas degradadas a parques, escolas, calçadas, avenidas e até condomínios entregues pela prefeitura.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, o trabalho de recomposição florestal é contínuo e estratégico. “As mudas também são distribuídas em eventos públicos, campanhas educativas e ações do nosso Calendário Ambiental. Temos um compromisso permanente com a recuperação e a manutenção do patrimônio ambiental da cidade”, destacou.
Do viveiro ao solo urbano
O trabalho começa com a coleta de sementes em árvores matrizes localizadas em diversas cidades da Paraíba. As sementes são então processadas e cultivadas pelos viveiristas até se tornarem mudas aptas para o replantio em áreas urbanas ou de proteção ambiental.
A recuperação das matas ciliares é fundamental para a preservação dos cursos d’água, proteção da fauna e flora local e mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
Fotos: Assessoria