Governo da Paraíba distribui quase 38 toneladas de sementes durante Festa do Produtor Rural em Alagoa Nova
Ação integra programa estadual e fortalece agricultura familiar na região de Areia
Durante a Festa do Produtor Rural, realizada nesta quinta-feira (24) no ginásio ‘Moraesão’, em Alagoa Nova, o Governo da Paraíba deu continuidade à distribuição de sementes para agricultores familiares da região de Areia. A iniciativa é conduzida pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).
A entrega ocorreu em meio à programação do evento e reforçou a valorização do homem do campo, considerado o verdadeiro homenageado da festa. Além da entrega, o encontro promoveu uma rica troca de experiências entre produtores rurais e moradores da zona urbana, fortalecendo laços e estimulando o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias.
Carlos José, técnico da Empaer em Alagoa Nova, destacou a importância desse contato direto. “Os agricultores, além de receberem as sementes, entram em contato com novas experiências e tecnologias expostas. Tudo isso representa evolução, conhecimento e melhoria”, afirmou.
Juliana Campos, gerente regional da Empaer em Areia, também celebrou os resultados da ação. “A entrega de sementes está sendo bastante proveitosa, com grande adesão, o que garante o fortalecimento da agricultura local. A continuidade dessa entrega durante a festa reforça o incentivo e a valorização da agricultura familiar”, disse.
A distribuição contemplou os municípios de Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Areia, Areial, Esperança, Matinhas, Montadas, Pilões, Puxinanã, Remígio e São Sebastião de Lagoa de Roça, com sementes de feijão vigna (macassar), feijão phaseolus (mulatinho), milho e sorgo. Ao todo, foram entregues cerca de 37.900 kg de sementes, todas com alto padrão de qualidade e eficácia de germinação.
A ação reafirma o compromisso do Governo da Paraíba com a agricultura familiar, buscando garantir segurança alimentar, aumento de renda e fortalecimento da economia local.