Resultado de teste de Bolsonaro dá positivo para coronavírus
O resultado do exame do presidente Jair Bolsonaro, de 65 anos, deu positivo para a Covid-19 nesta terça-feira (7). A confirmação do resultado positivo foi informada pelo próprio Bolsonaro em entrevista à Record TV. Nesta manhã, o presidente acordou bem, mas continuava com febre baixa.
Bolsonaro foi submetido nessa segunda-feira (6) ao exame da Covid-19 depois de ter sintomas da doença. No Hospital das Forças Armadas, em Brasília, fez o teste de detecção do coronavírus e também uma chapa do pulmão.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, também informou por redes sociais o resultado de Bolsonaro. “O resultado do teste de Covid-19 feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira, e disponibilizado na manhã de hoje, apresentou diagnóstico positivo. O presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada”, escreveu.
Histórico
O presidente teve três resultados negativos em exames para o novo coronavírus – os testes foram divulgados em maio depois que o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou dar publicidade aos resultados.
A divulgação dos exames foi resultado de uma ação movida pelo jornal O Estado de S. Paulo, que pediu ao STF acesso ao documento médico do mandatário.
Bolsonaro, que fez os testes nos dias 12, 17 e 21 de março, usou dois codinomes para fazer os exames: Airton Guedes e Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz.
Entre 7 e 10 de março, Bolsonaro esteve em viagem oficial aos Estados Unidos e pelo menos 23 pessoas de sua comitiva contraíram o coronavírus. Ele, contudo, disse que não foi infectado.
*Reportagem de Giuliana Saringer e Plínio Aguiar, do R7