Acidentes com pipas na Paraíba geram preocupação
Soltar pipa é uma tradição antiga que passa de geração em geração, entre crianças e adolescentes e até mesmo adultos, que gostam de se divertir ao ar livre. No entanto, essa atividade que aparentemente é inofensiva, pode trazer sérios problemas quando realizadas próximo a redes elétricas, onde a pipa pode enroscar nos fios, causando a interrupção do fornecimento de energia e até acidentes graves. Até o primeiro semestre de 2024, de acordo com a Energisa, há 42 registros de ocorrências relacionados a acidentes com pipas no estado da Paraíba. Com isso, é fundamental que a população mantenha os cuidados necessários.
Segundo o levantamento da Energisa, durante todo o ano de 2023 foram registrados 131 casos de acidentes com pipas na rede elétrica na Paraíba, desse total 45 foram no primeiro semestre do ano passado. No geral, essa questão impactou o fornecimento de energia para cerca de 90 mil clientes. Os acidentes ocasionados este ano resultaram na suspensão de energia para 30 mil pessoas. João Pessoa lidera o ranking entre os municípios com a maior quantidade de casos, seguido de Campina Grande e Bayeux.
O coordenador de saúde e segurança da Energisa Paraíba, Lenildson Santos, orienta que é preciso buscar um local adequado para que a brincadeira seja realizada de forma segura: “Em primeiro lugar, os pais ou responsáveis devem direcionar a brincadeira para parques e campos abertos, longe da energia elétrica, eliminando o risco de choque para quem estar soltando pipa, como também evitando a interrupção do fornecimento de energia na região”, alertou.
Ainda, segundo o coordenador, as pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas na fiação e postes de energia elétrica. Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar a Energisa o mais rápido possível pelo 0800 083 0196. “Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, equipados com todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica. O uso de materiais cortantes como linha chilena e o cerol, também não é indicado para pipas, já que pode provocar graves acidentes”, explicou Lenildson.
DICAS DE SEGURANÇA
O coordenador de saúde e segurança da Energisa Paraíba, Lenildson Santos, recomenda jamais soltar pipa próximo à rede elétrica e nunca tentar remover a pipa da rede elétrica, pois isso pode ocasionar um choque na pessoa que está tendo um momento de lazer. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica.
Ainda assim, ele não indica a utilização de materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, bem como não soltar pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas. Além disso, não empinar a pipa em dias de chuvas e relâmpagos. “É preciso, também, alertar outras pessoas sobre os riscos de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes”, completou o coordenador.
Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento, que são o Call center: 0800 083 0196, o Whatsapp Gisa: 83 9 9135-5540, o Aplicativo Energisa ON, disponível para os sistemas Android e IOS, além do site www.energisa.com.br.
Texto de Anderson Lima para o Jornal A União de domingo, 1/7
Foto: Reprodução/site Costa Norte