Arte no mural: oficina com o grafiteiro e muralista Museu na Floresta Branca
Confira a programação deste final de semana e um resumo das atividades que aconteceram na exposição
A exposição “Floresta Branca”, espaço de arte com entrada gratuita, está com a sua nova mostra “O Sertão Virou Mar”, que traz 15 pinturas e 5 fotogravuras do artista potiguar Sérgio Azol. A Floresta Branca é uma iniciativa que apresenta o trabalho de artistas plásticos nordestinos de renome nacional e apresenta ao público uma vasta programação, que inclui palestras, oficinas, talks, mostras de artistas e artesãos e atividades para pessoas de todas as idades.
Para este final de semana, a exposição realiza mais uma experiência ímpar: a Oficina com o grafiteiro e muralista Wagner Rodrigues, conhecido como Museu. Com quase 15 anos de carreira, Museu descobriu e começou no graffiti aos 17 anos de idade. O artista já participou de vários eventos por todo o Nordeste com o objetivo de compartilhar sua arte e adquirir ainda mais conhecimento. No próximo domingo (22), o muralista vai ensinar técnicas de grafite e, junto aos alunos, elaborar um mural colaborativo.
Na última terça-feira (17), aconteceu a “Inserção da árvore nos espaços urbanos”, com Anderson Fontes, engenheiro agrônomo e diretor de controle ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP), Francini Gouldoni, gerente técnica da Bauten e ex-secretária de meio ambiente de Natal (RN) e a paisagista Michelle Peyroton.
Nesta oportunidade, também foi debatido acerca da elaboração do Plano de Ação Climática, uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa que conta com o apoio da WayCarbon e do ICLEI América do Sul. A proposta visa a construção de uma capital mais resiliente, neutra em emissões de carbono, justa e inclusiva.
E, na quinta-feira (19), aconteceu a Oficina de Xilogravura, que contou com a participação de Pablo Borges, filho do grande artista popular José Francisco Borges, um dos mais famosos xilógrafos do país. Os alunos tiveram a experiência de fazer uma xilogravura. Os participantes saíram da oficina levando o que produziram, que nesse caso, foram a xilogravura e a impressão.
Sobre a Exposição Floresta Branca
A exposição Floresta Branca é uma iniciativa da Bauten, A4M e Trinus.co, com o objetivo de fazer uma reflexão sobre temas fundamentais para o futuro: processos construtivos inteligentes, valorização social, cultura, história, bioarquitetura, bioconstrução, entre outros.
A exposição Floresta Branca tem o apoio de CASACOR Paraíba, Coral, Criare, Emlur, Maped, Metro Ladrilhos Hidráulicos, Mundo das Tintas, Palitot Outdoor Living (Grupo Vime), São Braz e Stiluz Iluminação.
Programação Exposição Floresta Branca:
22/01 – Oficina com o grafiteiro e muralista Museu
Duas turmas de 8 pessoas. Juntos, todos contribuirão com a pintura de um mural desenhado por Museu.
Turma 01: 16h
Turma 02: 17h
23/01 – Fechado
SERVIÇO – EXPOSIÇÃO FLORESTA BRANCA
Período: 16 de dezembro a 28 de fevereiro
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 16 às 22 horas
Endereço: Avenida Cabo Branco, 1630
Entrada: Gratuita
Artistas principais em exposição: Sérgio Helle, Sérgio Azol e Marlene Almeida