Atletas que participaram da Taça das Favelas agradecem apoio da CMJP
Vereador Zezinho do Botafogo (PSB) é o autor do projeto de lei que inseriu a competição no calendário de eventos esportivos da cidade
Durante a manhã desta terça-feira (19), a galeria da CMJP ficou lotada por atletas jovens do futebol de campo que disputaram pela primeira vez a Taça das Favelas, promovida nacionalmente pela Central Única das Favelas (CUFA). Os atletas estiveram na sede do legislativo municipal para agradecer, por meio do vereador Zezinho Botafogo (PSB), a aprovação pela Casa do projeto de lei que inseriu a competição no calendário de eventos esportivos da cidade. Além disso, o parlamentar também apresentou uma emenda impositiva para o projeto.
Thiago Batista, articulador da CUFA Paraíba, falou sobre a importância do apoio recebido pela CMJP para o projeto que já é desenvolvido em outros estados e que estreou na Paraíba. “Essa parceria é de grande importância, uma vez que a CUFA vem desenvolvendo várias ações no segmento dos esportes. Estamos ainda criando outras possibilidades para esse território de favela e essa parceria através do vereador Zezinho Botafogo (PSB) foi muito importante para garantir no próximo ano a inclusão da Taça das Favelas no calendário esportivo de João Pessoa e estamos buscando o apoio de todos os vereadores que estão engajados a viabilizarem o acesso a crianças e adolescentes para serem futuros atletas”, afirmou.
O vereador Zezinho Botafogo falou da aprovação do projeto, como também da emenda impositiva. “Estou muito feliz em poder vivenciar o que é a Taça das Favelas, que busca chamar a atenção da sociedade, dos poderes públicos constituídos de que a favela precisa ser respeitada, que existem pessoas capacitadas para fazer o diferencial e nós abraçamos a causa, desde quando estive à frente da secretaria estadual de Esportes, em que tive a oportunidade de vivenciar em São Paulo a edição da Taça das Favelas, e isso mexeu muito comigo. Portanto, nós apresentamos na CMJP um projeto de lei fazendo com que a Taça das Favelas esteja inserida no calendário anual de João Pessoa, como também colocamos emendas impositivas para que eles possam dar continuidade aos trabalhos e não tenho a menor dúvida que muitos desses talentos vão ser revelados para o futebol mundial, como também estarão inseridos na sociedade e estarão preparados para o futuro”, acrescentou.
O atleta Luanderson Soares afirmou que o apoio dado pela CMJP à CUFA irá proporcionar à Taça das Favelas o reconhecimento para que os atletas tenham um desempenho nas próximas edições representando a Paraíba na etapa nacional.
Daniel Barbosa, também atleta, disse que é um orgulho poder representar a Paraíba na etapa nacional da Taça das Favelas e a expectativa é a melhor possível.
“A Taça das Favelas não é só uma competição esportiva, vai muito, além disso. Ela envolve inclusão social, respeito, dignidade e empoderamento, dentro dos seus territórios de favelas e o apoio da CMJP e dos entes públicos é muito importante. Primeiro porque fortalece o esporte no estado e também abre oportunidades para esses jovens, fazendo uma mudança importante que é a de promover a inclusão social através do esporte”, concluiu Vítor Rodrigues, coordenador pedagógico da CUFA Paraíba.
Secom CMJP