Avião aterrissa de ponta-cabeça em acidente e todos sobrevivem
Um avião ficou de cabeça para baixo ao tentar pousar em Mogadíscio, capital da Somália, nesta segunda-feira (18). Todos os passageiros e tripulantes foram resgatadas com vida. Segundo a agência Reuters, havia ao menos 30 pessoas a bordo; a britânica BBC citou 36.
A aeronave pertence à companhia aérea Jubba Airways e fazia um voo doméstico da cidade de Baidoa, no centro-sul do país, para Mogadíscio. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram uma espessa coluna de fumaça preta no local e bombeiros trabalhando para apagar focos de incêndio.
Outras imagens mostram como o avião ficou após o acidente, com o trem de pouso virado para cima e as asas coladas a um gramado. Peças da fuselagem e partes da asa da aeronave, um turboélice Fokker 50, ficaram espalhadas pela pista do aeroporto internacional de Mogadíscio.
O terminal foi fechado, com voos sendo transferidos para a cidade de Baidoa ou para o vizinho Djibuti. Ainda não há informações sobre feridos ou a causa do acidente, que ocorreu às 11h30 no horário local (5h30 de Brasília).
A Jubba Airways é uma companhia aérea somali que opera voos de passageiros e de carga domésticos e também para destinos do Oriente Médio. Em nota, a empresa se limitou a dizer que novas informações serão prestadas “conforme estiverem disponíveis”.
Outro acidente durante pouso deixou três pessoas feridas em Miami, nos EUA, no mês passado. O avião que partiu de Santo Domingo, na República Dominicana, saiu da pista e pegou fogo depois de uma das rodas do trem de pouso colapsar.
Em uma outra ocorrência na Costa Rica, em abril, uma aeronave de carga se partiu em duas ao fazer um pouso de emergência. Ninguém se feriu.
Fonte: OESTADOCE.COM.BR, com Folhapress
Foto: Reprodução/Google Maps