Avião ultrapassa pista, explode na praia e deixa ao menos um morto em Ubatuba (SP); veja vídeo
Aeronave transportava quatro passageiros; piloto é a vítima, segundo a prefeitura da cidade
Um avião de pequeno porte tentou pousar no aeroporto estadual de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, ultrapassou a pista e explodiu na praia do Cruzeiro, na manhã desta quinta-feira (9). O piloto da aeronave morreu, segundo a prefeitura da cidade.
Ainda de acordo com a prefeitura, a aeronave, que decolou do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, transportava quatro passageiros, dois adultos e duas crianças.
Outras três pessoas que estavam em uma pista de skate nas proximidades ficaram feridas. A morte do piloto, que havia ficado preso na ferragens, foi confirmada às 11h23.
Segundo a Rede Voa, que administra o aeroporto, chovia no momento do acidente, e a pista estava molhada. Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista e atravessou o alambrado da cabeceira 9, disse a empresa.
No acidente, um poste foi atingido, assim como um veículo, sem ocupantes, segundo testemunhas. O fogo no avião já foi controlado.
A aeronave é um Cessna Aircraft, fabricada em 2008, modelo 525, com capacidade para oito pessoas, de prefixo PR-GFS.
De acordo com dados da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a aeronave estava registrada para serviços aéreos privados, e não tinha permissão para táxi aéreo. Os documentos do equipamento estavam em dia.
Investigadores do Seripa IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em São Paulo, foram acionados para investigar o acidente.
Folha/UOL
Foto capa: Francisco Trevisan/arquivo pessoal