Bispo auxiliar toma posse na Arquidiocese e diz que estará “em plena sintonia” com arcebispo
Fiéis católicos lotaram a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, ontem à noite (22), para participar da missa de apresentação do novo bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, Dom Alcivan Tadeus. A celebração foi presidida pelo arcebispo Dom Manoel Delson e marcou a Festa da Cátedra de São Pedro. Além de bispos e representantes de dioceses do interior do estado, a cerimônia reuniu várias autoridades públicas.
Antes da missa, dezenas de clérigos saíram em procissão do Centro Cultural São Francisco em direção à Catedral, seguindo a imagem de Nossa Senhora das Neves que era carregada por um grupo de homens em um andor. Ao adentrar a nave da Basílica, Dom Delson fez o acolhimento e, em seguida, foi dado início ao rito litúrgico com a leitura da Bula de Nomeação Episcopal, que consolidou a posse de Dom Alcivan Tadeus.
De acordo com Dom Manoel Delson, a chegada do bispo auxiliar vai ajudá-lo a executar os trabalhos arquidiocesanos que, segundo ele, possuem uma grande demanda. “É necessário compreender a extensão da diocese, são mais de 100 paróquias, atendendo 38 municípios que exigem a presença do bispo em celebrações importantes, como, por exemplo, o sacramento da Crisma, as celebrações de festa de padroeiro, entre outras. Todos esses trabalhos serão divididos com ele”, declarou o arcebispo.
Dom Alcivan Tadeus, por sua vez, destacou que é fundamental dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido por Dom Delson e demais clérigos da Arquidiocese. “É isso que nós devemos fazer, procurar entrar em comunhão com o arcebispo para estar ao lado dele como auxiliar, mas, sobretudo, em plena sintonia, dialogando sempre, para que, assim, a pastoral possa funcionar com toda a sua eficiência”, afirmou o novo bispo auxiliar.
Dom Alcivan foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba pelo Papa Francisco, no dia 8 de novembro do ano passado. No dia 2 de fevereiro ele foi ordenado pelo bispo de Caicó e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 2, Dom Antônio Carlos Cruz.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Arquidiocese, Dom Alcivan Tadeus será o terceiro bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba. Antes dele, em 31 de maio de 1954,
Dom Manuel Pereira da Costa foi nomeado para o mesmo cargo episcopal. Depois, em 29 de outubro de 1975, foi nomeado Dom Marcelo Pinto Cavalheiro. Ambos os auxiliares foram, posteriormente, ordenados bispos.
Texto de Ítalo Arruda para o Jornal A União
Foto: Roberto Guedes/Jornal A União