Quando se trata de reagir a sinais de perigo, 58% dos brasileiros afirmam saber como se comportar, colocando o Brasil em 3º lugar no ranking global. No entanto, a familiaridade com códigos específicos de emergência varia.
O sinal mais conhecido pelos brasileiros é ligar para um número de emergência e pedir uma pizza, como forma de pedir ajuda sem levantar suspeitas do agressor. Cerca de 49% dos entrevistados conhecem essa prática.
Em seguida, 25% dos entrevistados conhecem o sinal do ponto preto na palma da mão, que é utilizado para indicar situações de violência doméstica.
Em relação aos códigos de emergência menos conhecidos, 14% sabem que pedir um Angel shot aos bartenders e ao pessoal de segurança pode sinalizar um problema: se pedido “puro”, a vítima será acompanhada até o carro; “com gelo” significa que um táxi será chamado; e “com limão” significa que as autoridades serão acionadas. O significado da sigla STAN, que indica “envie as autoridades agora”, é conhecido por 12% dos entrevistados. Finalmente, apenas 11% dos entrevistados brasileiros conhecem o código de pedir “falar com a Angela” em bares e baladas, utilizado para pedir ajuda de maneira discreta.