Castramóvel nos Bairros atende animais de tutores da Zona Sul já agendados pela Semam
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está atendendo animais de tutores que moram nos bairros da Zona Sul, dentro da ação “Castramóvel nos Bairros”. O equipamento ficará, até o dia 31 de agosto, em Mangabeira, no Mangabeira Shopping, ofertando as cirurgias de castração de cães e gatos de tutores que fizeram o cadastramento pelo site da Prefeitura ou pelo aplicativo Prefeitura Conectada.
O Castramóvel realiza 12 procedimentos por dia. Para que os animais sejam atendidos é preciso que os tutores façam um agendamento pelo site da Prefeitura de João Pessoa, acessando o link Destaques – Castramóvel. No link o tutor preenche um formulário e tem acesso às normas para que a cirurgia de castração seja realizada.
Normas do Castramóvel – O tutor deve morar em João Pessoa e ser maior de 18 anos. Cada tutor só pode fazer o agendamento de um animal por vez. Protetoras independentes e organizações não-governamentais podem agendar até dois animais por vez e é preciso que a protetora e o representante da ONG sejam cadastrados na Diretoria de Bem-Estar Animal da Semam. Esse cadastramento é feito presencialmente na Diretoria, na sede da Semam, em Água Fria.
No dia do procedimento o cachorro deve ir de coleira e o gato dentro das caixas de transporte. Os animais devem ser levados para o Castramóvel com roupa cirúrgica (no caso das fêmeas) ou colar elizabetano (no caso de machos e fêmeas) e coleira no pescoço. O tutor deve levar na hora do procedimento os documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF e original do comprovante de residência. A carteira de vacinação do animal também deve ser apresentada no ato do procedimento.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o Castramóvel é uma ação pioneira da gestão. “Estamos atendendo a uma antiga reivindicação da população de João Pessoa, em especial dos protetores de animais, que sempre arcaram sozinhas com os custos dos cuidados – vacinação, cirurgias, ração. E hoje dispõem de um programa completo, que inclusive distribui alimentação para os bichos, como é o caso do Banco de Ração, tem o Castramóvel, a Clínica do Pet e muito em breve teremos o Hospital Municipal Veterinário”, concluiu.
Requisitos para castração – O animal deve pesar acima de um quilo, ter no mínimo um ano e no máximo nove anos de idade, estar com a carteira de vacinação e vermifugação em dia e estar saudável.
Secom-JP