Chegada da Primavera aumenta risco de doenças alérgicas e pediatra faz alerta aos pais
A Primavera bate à porta e começa, oficialmente, nesta quinta-feira (22) com término por volta de 21 de dezembro, no Hemisfério Sul. A estação das flores, uma das mais bonitas do calendário brasileiro, traz consigo o aumento na temperatura na Capital paraibana, com os ponteiros ultrapassando os 30ºC, e dá início também a temporada das doenças relacionadas à mudança climática, afetando principalmente as crianças.
A médica Juliana Soares, coordenadora da Pediatria do Instituto Cândida Vargas, disse que as transições de estações vêm com a instabilidade de clima e agravamento das crises alérgicas, provocando idas mais frequentes dos pacientes aos consultórios, especialmente das crianças, e lança um alerta aos pais para que reforcem os cuidados com as mudanças do período.
Segundo a pediatra, os casos mais comuns são rinites agravadas, sinusites e asma. “Os cuidados estão relacionados ao controle de ácaros e fungos. O combate aos ambientes abafados deve ser priorizado nesta época”, destacou, ressaltando que “a mudança climática provoca processos alérgicos na pele como dermatite atópica que afeta muito as crianças e devem ser prevenidos com a hidratação”, destacou.
Serviço – Em casos de sinais de crises alérgicas, a população deve buscar as Unidades Básicas de Saúde mais próxima de casa. Já nas Policlínicas é possível fazer acompanhamento com médicos especializados, como alergologistas e pneumologistas.