Choveu em JP, neste mês, mais do dobro do registrado em fevereiro do ano passado
Desde o dia 1º de fevereiro, João Pessoa registrou 165,4 milímetro (mm) de chuvas. Isto representa mais de 139,02% da precipitação registrada no mesmo período de 2023, que foi de 69,2 mm, ou seja, mais do dobro para o período observado no ano passado. E o mês ainda não acabou.
Os dados foram do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), coletados pela plataforma convencional A320, instalada na BR-230. Apesar do volume registrado, não se registrou ocorrências graves relacionadas às chuvas na cidade. Uma das explicações é o trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio do Sistema de Defesa Civil, como a limpeza e desassoreamento dos rios, limpeza e desobstrução das galerias e outras ações que contribuem para a minimização dos transtornos.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, a precipitação registrada nesse mês é significativa, apesar de estarmos no verão. Vale destacar que as ações preventivas têm garantido segurança aos moradores das áreas de risco, por isso a capital está há 1.149 dias sem mortes devido a acidentes naturais.
“João Pessoa tem ofertado demonstrações de grande capacidade de superação e preparo para alcançar o seu milhão de habitantes. Não vimos a sequência dos sérios transtornos do passado com centenas de pontos de alagamento, transbordamento de rios, movimentos de massa, desalojamento, realocamento e abrigamento de famílias. A cidade, sem sombra de dúvidas, está cada vez melhor”, afirmou o coordenador da Defesa Civil. Kelson Chaves ressaltou ainda que a Defesa Civil não é protagonista solo desses bons resultados. “Esforços somados, bons parceiros de Sistema e compromisso com a cidade e com as pessoas, de fato são os ingredientes mais significativos à obtenção dessas conquistas. Trabalho feito a várias mãos e o tempo todo”, destacou.
A União