CICC de João Pessoa coordena segurança nos festejos juninos de Santa Rita e Bananeiras
A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) implementará um robusto esquema de segurança para os festejos juninos de Santa Rita e Bananeiras. Com início nesta quarta-feira (12), o São João de Santa Rita contará com um conjunto de medidas que também será adotado em Bananeiras, cujos shows começam nesta sexta-feira (14). A ação visa garantir a tranquilidade e a segurança de todos os participantes, com uma combinação de tecnologia avançada e um efetivo policial reforçado.
Para isso, será utilizado, pela primeira vez no São João, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, inaugurado em agosto do ano passado. No Centro, equipes compostas por 378 servidores das forças operativas da segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar), além do Detran e da Polícia Penal, atuarão no monitoramento e coordenação das atividades de segurança nos festejos juninos em toda a área da 1ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp) e na cidade de Bananeiras. Essa inovação busca melhorar a eficiência das operações e proporcionar uma resposta mais rápida a quaisquer incidentes que possam ocorrer.
O coordenador estadual dos CICC na Paraíba, coronel PM Júlio César de Oliveira, destaca a importância dessas medidas: “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para todos os participantes. Estamos empregando todos os recursos disponíveis, tanto humanos quanto tecnológicos, para garantir que os festejos ocorram sem incidentes. A atuação do Centro Integrado de Comando e Controle de João Pessoa nas festividades deste ano marca um avanço significativo na nossa capacidade de resposta e coordenação, permitindo uma gestão mais eficaz e integrada da segurança pública”, esclareceu.
Em Santa Rita, mais de 5.747 policiais serão empregados durante todo o festejo, incluindo equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. O efetivo foi estrategicamente distribuído para cobrir as áreas de maior concentração de público e rotas de acesso. O monitoramento será realizado com o uso de 18 câmeras, incluindo equipamentos com tecnologia de reconhecimento facial, que foram instaladas em pontos estratégicos para garantir a vigilância constante. Toda a área da festa também será monitorada com uso de drones.
Na cidade de Bananeiras, o esquema de segurança contará com o emprego de 1.288 policiais, entre militares e civis, também com apoio constante do Corpo de Bombeiros Militar. O planejamento inclui patrulhas ostensivas e pontos de controle para garantir a segurança durante todo o evento. Ao todo, 74 câmeras, das quais 10 possuem tecnologia para reconhecimento facial, serão utilizadas para monitorar as áreas de festa e auxiliar na coordenação das ações de segurança, cujas imagens serão transmitidas ao vivo para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em João Pessoa.
As ações coordenadas pela Sesds para os festejos juninos de Santa Rita e Bananeiras evidenciam o compromisso do governo estadual com a segurança pública. A integração de efetivo policial qualificado com tecnologias avançadas visa assegurar que os eventos transcorram de forma pacífica, permitindo que a população desfrute das celebrações com tranquilidade. As medidas adotadas refletem a preocupação constante em proteger e servir a comunidade paraibana, especialmente em momentos de grande aglomeração e festividade.