Cinquenta anos depois…
O Brasil retrocedeu. O Jampa News reproduz, neste domingo, 3/11, uma importantíssima matéria especial publicada no site da Agência Senado apontando como começou, nas urnas, a derrocada da ditadura militar.
Era um tempo de gigantes defensores da democracia. Cinquenta anos depois, dá vergonha perceber que boa parte do Brasil, mergulhado em uma polarização irracional, simplesmente não quer reconhecer os malefícios de políticas que excluem os menos favorecidos e emperram as chances de ascensão social. Parece que muitos acham chique defender gestões elitistas. Como se isso lhes trouxesse melhor qualidade de vida.
As redes sociais fornecem combustível aos que apregoam e agem pela erosão da democracia. Mas, se os brasileiros conhecessem um pouquinho de história, teriam vergonha de apregoar certas teses obscurantistas e a reproduzir discursos cavilosos.
O Brasil retrocedeu, embora tenha recolocado na presidência um político progressista. Os brasileiros não leem mais – só desinformações via WhatsApp. Desconhecem a história, desprezam os fatos reais, acham bacana detonar a imprensa profissional e se isolar em bolhas de desinformação.
Citarei, aqui, um trecho da matéria que está na editoria de Política do Jampa News. Trata-se de uma fala do senador Paulo Paim (PT-RS): “Eu não tenho dúvida alguma de que a eleição para o Senado em 1974 deu novo fôlego e oxigênio à resistência democrática no país. As pessoas começaram a perceber que havia possibilidades reais de um retorno ao Estado Democrático de Direito. Aquela eleição abalou as estruturas da ditadura militar”, afirma.
Uma época de gigantes. No Brasil de hoje, gigante pela própria natureza, o que vemos, nas redes sociais, é um festival de nanismo político, raquitismo cerebral, ignorância orgulhosa.
Gisa Veiga
Em tempo: Leiam a matéria recomendada AQUI.
Verdade!👏👏👏👏✌️❤️
Muito bommm 👏👏