Cláudio Humberto: Hugo Motta já teria larga vantagem na corrida pela presidência da Câmara dos Deputados
Aliados do deputado federal Hugo Motta (Republicanos) circulam pela Câmara dos Deputados com tabela debaixo do braço apontando “larga vantagem” do paraibano sobre Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA) na disputa pela presidência da Casa. Seriam 340 votos para Motta, segundo o jornalista Cláudio Humberto divulgou em sua coluna no portal de notícias Diário do Poder.
“O mais experientes nessas estimativas consideram as traições habituais e o apoio do governo. São poucos votos, mas valiosos”, avalia o jornalista. Ele lembra que o principal articulador de Hugo Motta no governo é Silvio Costa Filho, correligionário e ministro de Portos e Aeroportos. “Para pressionar os partidos, a tropa de Motta negocia cargos na Mesa e presidências de comissões. Leva os melhores quem fechar primeiro”, diz a coluna.
Do lado de Brito e Elmar, essa avaliação é considerada “precipitada”. Elmar, por exemplo, já chegou a contabilizar promessa de 310 votos. “O problema de Elmar é a rejeição entre o baixo clero e o PT baiano, que o sabota. Já Antonio Brito é visto como ‘governista demais’. Enquanto isso, a avaliação de Humberto é de que a corrida pela presidência do Senado em 2025 já é tratada como “certa” pelos parlamentares: o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (União-AP), deve voltar ao comando da Casa. “Senadores do PSD, União Brasil (e até da oposição) ouvidos pela coluna têm tanta certeza da vitória de Alcolumbre que já usam a disputa da sua presumida reeleição, em 2027, como moeda de troca já este ano”.