Com mutirões, Hospital Santa Isabel amplia atendimento aos usuários da Rede Municipal de Saúde
Por meio dos mutirões de cirurgias realizados nos finais de semana, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) tem ampliado o atendimento aos usuários da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa. Entre os procedimentos realizados estão cirurgias plásticas, geral, de mão, vasectomia e vascular, cujas ações têm contribuído para reduzir a fila de espera.
Nos últimos meses, mais de 100 pacientes foram beneficiados com cirurgias de vasectomia, método contraceptivo seguro e ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que faz parte do serviço em saúde do homem disponibilizado pelo Santa Isabel. É um procedimento cirúrgico simples, seguro e rápido.
Outros 34 pacientes também foram beneficiados com cirurgias de mão, procedimento que tem como objetivo tratar situações que impactam estruturas como ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos, nervos e pele, por exemplo. O tratamento cirúrgico pode ser indicado para diferentes tipos de lesões e patologias, como tenólise, síndrome do túnel do carpo e microneurólise de nervo periférico, retirada de cisto, dedo em gatilho, entre outras.
Entre os usuários atendidos está o técnico em química Ednaldo Ramos da Silva, de 54 anos. Ele elogiou a rapidez na realização da cirurgia e o atendimento prestado pelo Santa Isabel. “Eu estive no hospital numa terça-feira para falar com o médico e eles já providenciaram os exames. Na sexta, a minha cirurgia já foi marcada para o sábado e tudo ocorreu bem”, disse seu Ednaldo, que foi submetido a uma tenólise, procedimento cirúrgico que libera tendões presos ou restritos por aderências.
Os mutirões realizados nos finais de semana no Hospital Municipal Santa Isabel também beneficiaram outros 63 pacientes que necessitavam de cirurgia geral, plástica e vascular.
O motorista Márcio Jeferson Rodrigues dos Santos, de 39 anos, foi um dos pacientes atendidos no mutirão de cirurgias vascular. “A doença estava me incomodando muito e eu procurei tratamento. Fui encaminhado para o Santa Isabel e fiquei sendo acompanhado, até que surgiu a oportunidade de fazer a cirurgia. Graças a Deus foi rápido e deu tudo certo”, comemorou.
Todos os pacientes atendidos nos mutirões são usuários da Rede Municipal de Saúde que estavam em atendimento no Hospital Santa Isabel aguardando as cirurgias.
Fotos: Kleide Teixeira