Começa a greve do INSS na Paraíba; confira o impacto do movimento no seu dia a dia
Começa nesta terça-feira a greve geral por tempo indeterminado dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A paralisação segue orientação nacional e, na Paraíba, é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (SindsprevPB).
A paralisação impactará em vários serviços prestados pelo órgão. Pela previsão do Sindisprev, cerca de 70% das demandas de aposentadoria terão respostas prejudicadas, bem como 40% das solicitações de auxílio-doença e todos os processos relativos a auxílio reclusão. As perícias médicas, entretanto, vão continuar sendo realizadas, uma vez que os profissionais dessa área, vinculados diretamente ao Ministério da Previdência Social, não aderiram ao movimento.
Grevistas de todo o Brasil estão mobilizados desde a semana passada, e já houve três rodadas de negociação. Mais uma está prevista para hoje, terça-feira, a partir das 15h, em Brasília.
A principal reivindicação é por reajuste salarial, mas a pauta inclui, ainda, melhoria das condições de trabalho, exigência de nível superior para o ingresso no cargo de técnico do Seguro Social e atribuições exclusivas, com o enquadramento como carreira típica de Estado; reestruturação da tabela remuneratória de acordo a Nota Técnica 13, com adicional de qualificação, e a abertura das Mesas Setoriais com prazo improrrogável, abrangendo a defesa do teletrabalho, novas regras para o bônus e pontuação.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil