Começam as obras do novo viaduto na BR-101 que ligará Bairro das Indústrias ao Costa e Silva
Começaram ontem (23) as obras de construção de um novo viaduto na BR – 101, ligando o Bairro das Indústrias ao Conjunto Costa e Silva. A obra, do Governo do Estado, está sendo realizada pela empresa Plinio Cavalcanti & CIA, com prazo de, no mínimo, um ano para ser concluída e um orçamento de quase R$ 19 milhões.
Os motoristas que transitaram durante ontem no trecho da obra já puderam avistar o maquinário em funcionamento. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Romário Fernandes, o pontapé inicial da nova construção se deu a partir da fundação de estacas metálicas, cada uma com aproximadamente 25 metros de profundidade. Ao todo, serão necessárias 155 unidades dessas estruturas e mais onze blocos de fundação para completar a estrutura.. Com isso, o viaduto terá um comprimento total de 300 metros de extensão.
Segundo ele, a principal motivação para a necessidade da obra é o trânsito conflituoso na região. “Essa obra tem a função principal de melhorar o trânsito e, especialmente, desafogar o cruzamento da BR 230 com o Distrito Industrial”, comentou. Ele explicou, ainda, que a previsão média para finalização das obras é de dezoito meses.
O condutor Tomás Magalhães, que transita diariamente pela área que será beneficiada pela construção falou sobre as dificuldades enfrentadas atualmente. “Faz parte da minha rotina transitar diariamente neste bairro e vivenciar a precariedade das vias, que são repletas de buracos e calçamentos irregulares. andar de carro torna-se um desafio constante de livrar-se de crateras e até de animais na pista”, disse. Além disso, ele também comentou que já presenciou situações de batidas entre veículos: “O trânsito na BR também é um grande empecilho, visto que fica bastante engarrafado em horários de pico, facilitando a incidência de acidentes, os quais presencio com alguma frequência”
Para ele, o novo viaduto é uma solução útil para tais problemas, acreditando que “com a construção do novo viaduto, o trânsito melhoria de forma muito significativa, uma vez que facilitará o tráfego de carros pesados, que transitam a todo instante pelo bairro das indústrias e acabam por causar ainda mais morosidade no fluxo do rodovia”.
A UNIÃO
FOTO: Ortilo Antônio para A União