Complexo Pediátrico Arlinda Marques inicia realização de gastrostomia endoscópica
Para garantir mais segurança e qualidade nos serviços oferecidos aos pacientes, o Complexo Pediátrico Arlinda Marques agora realiza gastrostomia de forma endoscópica. Trata-se de um procedimento que estabelece o acesso ao estômago por meio da parede abdominal e é um método bastante útil no fornecimento de suporte nutricional para pacientes impossibilitados de ingestão adequada via oral, como nos casos de crianças com algumas doenças neurológicas, além de condições crônicas e debilitantes.
A gastrostomia pode ser realizada de forma cirúrgica e endoscópica. A forma cirúrgica ou convencional é mais invasiva. A coordenadora do Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva da unidade, Adriana Benavides, explica as vantagens para o paciente que precisa do procedimento. “Nos pacientes que não têm indicação de gastrostomia cirúrgica, pode-se realizar a gastrostomia na sala de endoscopia, sem a necessidade de anestesia geral. É um procedimento de baixo custo para a unidade e requer menos tempo de hospitalização para o paciente”, detalhou.
O serviço de endoscopia eletiva do Complexo Pediátrico Arlinda Marques tem realizado, além de exames, procedimentos terapêuticos, como retirada de pólipos. A unidade é referência em média e alta complexidade pediátrica e atende pacientes de toda Paraíba.