+
Últimas notícias

Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba com Lucy Alves celebra os 439 anos da cidade de João Pessoa

Um concerto especial em comemoração aos 439 anos da cidade de João Pessoa vai reunir a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a cantora paraibana Lucy Alves. O encontro ocorre no feriado de segunda-feira (5), às 20h30, na Praça do Povo do Espaço Cultural, sob regência do maestro Gustavo de Paco de Gea.

A entrada é gratuita, mas as pessoas interessadas em ver de perto essa homenagem à capital podem contribuir com 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas às instituições de assistência social. A programação especial conta, ainda, com a Feirinha Cultural Espaço Criativo, realizada pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), com variedades, artesanato, brechó e gastronomia. A feira começa às 17h.nn

A música ‘Meu Sublime Torrão’, de Genival Macedo, é a escolhida para abertura do concerto. Na sequência, o programa traz ‘Um Tom para Jobim’ (Oswaldinho do Acordeón e Sivuca), ‘Rapsódia Gonzagueana’ (Sivuca), ‘De Volta pro Aconchego’ (Dominguinhos e Nando Cordel), ‘Ai que Saudade D’ocê’ (Vital Farias), ‘Amor a Perder de Vista’ (Lucy Alves e Badu), ‘Xaxado no Chiado’, (Lucy Alves/ Yuri Queiroga), ‘Muita estrada’ (Lucy Alves/ Fausto Nilo), ‘O Nosso Amor não é Daqui’ (Lucy Alves, Tiê Castro, Ivyson, Nairo, Dougie e Zeider), ‘Forró em Cabedelo’ (Lucy Alves, Fella Brown, Tiê Castro e Gabriel Moulin), ‘Melaço’ (Lucy Alves e Rachel Reis). A composição ‘Frevo Mulher’, de Zé Ramalho, fecha a apresentação.

A convidada
A paraibana Lucy Alves iniciou a carreira na música ainda criança. Integrou a Orquestra Infantil da Paraíba, como violinista, e formou o Grupo Clã Brasil, ao lado das três irmãs e dos pais. Formada em música pela Universidade Federal da Paraíba, Lucy lançou o primeiro CD “A Sedução do Clã Brasil”, em 2002, e desde então tem se firmado como uma voz potente na representatividade nordestina musical.

Lucy se destacou no reality “The Voice Brasil” (2013), o que lhe rendeu convite para participar do musical “Nuvem de Lágrimas”, recebendo uma indicação para o prêmio Bibi Ferreira. Ainda na carreira musical, em 2016, com o álbum “Lucy Alves & Clã Brasil no Forró do Seu Rosil”, ela foi indicada ao Grammy Latino.

Apesar de ter nascido em berço musical, Lucy equilibra seus dons artísticos e se firma como uma grande atriz. Seu trabalho mais recente na televisão foi a novela “Travessia”, como a protagonista Brisa e a próxima participação na Globo será no remake de “Renascer”. A sua estreia na TV foi em 2016, quando viveu a antagonista Luzia dos Anjos, em “Velho Chico”. No ano seguinte, esteve em “Tempo de Amar” e, em 2020, interpretou a protagonista
de “Amor de Mãe” na primeira fase da novela. Em 2022, estreou na Netflix na série “Só Se For Por Amor”.

O regente
Natural de Buenos Aires (Argentina), Gustavo de Paco de Gea graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Depois de atuar como docente e flautista em orquestras argentinas, foi convidado pela Universidade Federal da Paraíba para ser professor do Curso Superior e de Extensão de Flauta, onde ensina até hoje.

Foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros e da Orquestra Sinfônica da Paraíba, atuando como primeiro flautista, e desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Recife (PE). Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, Gustavo de Paco de Gea tem se apresentado nos mais importantes festivais do Brasil.

É regente de orquestra desde 2001, ano em que criou a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, sendo diretor artístico e regente titular até 2010. Em 2012, foi nomeado maestro e diretor artístico da Orquestra Criança Cidadã, em Recife (PE), e, no ano seguinte, foi designado para reger o Concerto de Estreia da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), regendo desde então recorrentemente esse organismo como maestro convidado.

De 2014 a 2018, foi maestro assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e atualmente é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Dicas
A equipe de organização do evento lembra ao público que não será permitida a entrada de bebidas em garrafas de vidro. Outra dica é em relação ao estacionamento, que está parcialmente interditado por conta da obra de retelhamento do Espaço Cultural. Para reduzir o número de carros em circulação no entorno do local, a sugestão é adotar a carona compartilhada.

Outros convidados
Como já tem se tornado tradição, a Orquestra Sinfônica da Paraíba se une a convidados especiais para celebrar o aniversário da cidade de João Pessoa, como forma de enaltecer a cultura e as raízes paraibanas e nordestinas. Já foram convidados para a celebração Zélia Duncan e Maria Juliana (2015), Zé Ramalho (2016), Cátia de França e Nathália Bellar (2017), Chico César (2018), Paralamas do Sucesso, Genival Lacerda, João Lacerda, Lívia Valéria e Thallyson Ramos (2019), Cátia de França (2022) e Santanna, o Cantador (2023).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.