“Coração Pessoense”: Cícero garante fortalecer programas e serviços destinados a agilizar atendimento especializado de saúde
O prefeito Cícero Lucena, candidato à reeleição, garante que vai fortalecer os programas e serviços de saúde que prestam atendimento especializado à população, a exemplo do “Coração Pessoense”, pelo qual já foram realizadas mais de duas mil intervenções na hemodinâmica – que realiza cateterismo, entre outros procedimentos.
Iniciativa considerada um “divisor de águas” nessa área da saúde municipal, o ‘Coração Pessoense’ reduziu o tempo de resposta desde a entrada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) até a realização do procedimento.
Vinculada ao serviço está a ‘Ambulância do Coração’, equipamento móvel de urgência no patamar de UTI móvel, exclusiva para transferir pacientes das UPAs para o serviço de hemodinâmica, que funciona 24h por dia, de segunda-feira a domingo, no Hospital Santa Isabel.
Na atual gestão, a frota do Samu foi ampliada em mais de 100%, totalizando hoje 14 ambulâncias e 8 ‘motolâncias’. Além de melhorias realizadas nas instalações da base do serviço no Centro Administrativo Municipal, foram comprados desfibriladores, cardioversores, monitores, e outros equipamentos, elevando assim o padrão de assistência do Samu à população.
Outros programas que ele garante fortalecer são o ‘João Pessoa Opera Mais’ – que foi essencial para zerar a fila de procedimentos eletivos há anos represada -, e o ‘Saúde na Palma da Mão’, pelo qual é possível fazer o agendamento de consultas com especialistas, além da marcação e resultados de exames.
Cícero também já garantiu, no seu Plano de Governo e em ações de campanha, que numa próxima gestão vai construir novos equipamentos de saúde, entre os quais estão dez Unidades de Saúde da Família do Futuro, uma nova maternidade e casa de parto com 154 leitos, com foco na medicina humanizada; uma unidade de pronto atendimento de urgência infantil 24h e uma policlínica do idoso.
Ele se comprometeu, ainda, a instalar o primeiro Centro de Hemodiálise 100% municipal do Estado da Paraíba, anexo ao Hospital Santa Isabel; e, ainda, o Centro de Diagnóstico de Imagem da Mulher (CDIM), ao lado do Hospital Dia em Jaguaribe.
Texto e fotos: Assessoria Cícero Lucena