Defesa Civil interdita casas temporariamente para remoção de árvore
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) realizou ontem (19), em parceria com o Corpo de Bombeiros, a interdição temporária de duas casas no Bairro São José para que fosse feita a remoção de uma árvore que oferecia risco de cair sobre uma das residências. Os moradores foram realocados para casas de familiares durante a execução dos serviços, que devem ser concluídos nesta quarta-feira (20). A ação contou ainda com a participação das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Social (Sedes).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, assim que foi notificada sobre a situação, a equipe da Compedc/JP esteve no local e constatou a necessidade da remoção da árvore. “A operação foi necessária para salvaguardar a vida dos moradores. As famílias estão ocupando área de risco iminente na barreira do Conjunto João Agripino, que se estende até o Bairro São José, então, nós precisávamos retirá-las do local para executar o trabalho”, afirmou.
Maria de Fátima Souza, moradora de uma das casas, disse que o trabalho da Defesa Civil chegou na hora certa, pois ela, que comprou o imóvel há um ano, desde então convivia com o medo. “A gente não conseguia dormir direito. Toda vez que chovia ou ventava muito essa árvore pendia para o lado. Eu saía para trabalhar e ficava ligando para saber se estava tudo bem. Agora vou poder dormir tranquila”, contou.
Atuação – A Defesa Civil Municipal está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas, e realiza visitas e vistorias periódicas nos locais de risco que monitora. Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885. O serviço funciona 24 horas.