Dia das Crianças: lojas já registram aumento na procura por brinquedos
O Home Center Ferreira Costa sentiu um aumento de 30% na procura de produtos infantis.
Os lojistas preparam os estoques e esperam aumento na procura por brinquedos para o dia das crianças. A expectativa do varejo é que dia 12 de outubro seja o prenúncio do que vem pela frente, funcionando como um termômetro para o Natal.
A Associação brasileira dos Fabricantes de Brinquedos prevê um crescimento de 7% em relação a 2022. Mas, esse aumento não é só na raiz do setor. Nas lojas, a procura pelo melhor brinquedo atrelado a preço para presentear a garotada já é muito grande. E a Ferreira Costa já percebeu um aumento de 30% nessa procura.
Para atrair os pequenos consumidores, cada vez mais exigentes, o Home Center Ferreira Costa recheou as prateleiras com bastante novidades para todas as idades.
De bonecos a brinquedos educativos, cama e banho, mesa e cadeira, servir ou até mesmo iluminação. Para quem anda em busca dos presentes dos pequenos, na Ferreira Costa nas lojas ou no https://www.ferreiracosta.com/Destaque/dia-das-criancas encontram uma infinidade de produtos para presentear a garotada. O que vale é proporcionar a diversão.
Afinal, as brincadeiras desempenham um papel importante na vida dos pequenos, por isso, elas devem fazer parte da rotina de maneira saudável e adequada a cada etapa de crescimento. Por meio das brincadeiras, por mais singelas que sejam, a criança desenvolve suas capacidades sociais, emocionais e cognitivas, além de descobrir o mundo por meio das experiências, e se divertir. Nesse sentido, os benefícios das brincadeiras podem ser potencializados se elas forem realizadas junto aos pais e amigos queridos, e em meio a ambientes mais próximos à natureza. Tendo essa ideia em vista, uma das principais recomendações de médicos e especialistas em desenvolvimento infantil é reduzir o tempo das inúmeras “telas” às quais os pequenos estão expostos.
Com o consumo cada vez maior da internet e a correria do dia a dia, alguns pais podem encontrar dificuldades ou a falta de ideias para propor brincadeiras “offline”. Apesar da ajuda que a internet oferece para as crianças, principalmente na educação, o uso de telas na infância em excesso pode ser um risco. A dependência do celular, computador ou tablet afeta o desenvolvimento infantil.
As crianças em idades cada vez mais precoces têm tido acesso aos equipamentos de telefones celulares, smartphones, notebooks e computadores, com isso, as brincadeiras ao ar livre e a magia do brincar, além do contato com outras crianças, acabam ficando prejudicados. Segundo dados da pesquisa TIC KIDS ONLINE BRASIL 2019 (Pesquisa sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil), em 2019, 89% da população entre 9 e 17 anos era usuária de Internet, o que corresponde a cerca de 24 milhões de crianças e adolescentes, dos quais, 95% tinham no telefone celular o dispositivo de acesso à rede.
Com isso, a conexão com o mundo real é primordial para o desenvolvimento infantil, tanto da parte cognitiva e corporal, quanto comportamental e afetiva. Um exemplo disso é o fato de que os bebês, até os 2 anos de idade, ainda não são capazes de diferenciar do mundo real aquilo que enxergam nas telas. Portanto, é essencial que, em cada fase, os pais tenham atenção e proporcionem o ambiente correto para que a criança amadureça naturalmente. Brincar, portanto, se torna uma experiência libertadora que proporciona às crianças terem imaginação, serem criativas, e construírem sua personalidade para experienciar o mundo no futuro.
Fonte: ASCOM