+
NacionalNotícias urgentes

Economia brasileira: Previsão de crescimento em 2023 sobe para 2,89%, indica Pesquisa da Agência Brasil

A economia brasileira continua a mostrar sinais de recuperação, com a previsão de crescimento para 2023 sendo revisada para cima pelo quarto mês consecutivo, de acordo com informações da Agência Brasil.

Segundo dados divulgados hoje (18) pelo Banco Central, a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) subiu de 2,64% para 2,89%. Além disso, a pesquisa aponta que a economia do país superou as expectativas ao crescer 0,9% no segundo trimestre de 2023 em comparação com o primeiro trimestre do ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 3,4%.

No acumulado de 12 meses, o PIB apresentou um aumento de 3,2%, enquanto a alta no primeiro semestre foi de 3,7%.

Quanto à inflação, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma queda, de 4,93% para 4,86%. Entretanto, vale destacar que a estimativa para 2024 permanece acima da meta estabelecida pelo Banco Central. A taxa básica de juros, a Selic, está em processo de redução para controlar a inflação, com a expectativa de encerrar o ano de 2023 em 11,75% ao ano.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) ocorre nos dias 19 e 20 deste mês e deve determinar a taxa Selic. A expectativa do mercado é que haja uma redução para 12,75% ao ano.

A pesquisa ainda prevê que a cotação do dólar atingirá R$ 4,95 no final de 2023, com a projeção de R$ 5 para o final de 2024.

Estas são as informações mais recentes sobre o cenário econômico brasileiro, conforme divulgado pela Agência Brasil. Continue acompanhando o Jampanews para as atualizações mais relevantes sobre economia e notícias do Brasil e do mundo.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.