Eleitor poderá pedir emissão de passagem gratuita a partir de amanhã
O eleitor paraibano que está longe do município onde vota poderá pedir a emissão da sua passagem gratuita a partir de amanhã. A informação foi divulgada pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), após uma reunião que aconteceu na manhã de ontem. O passe livre dos transportes intermunicipais foi garantido na última semana, através de um decreto publicado pelo Governo do Estado. (via jornal A União)
O benefício tem o objetivo de possibilitar o voto do eleitor no dia do pleito, por isso, vale das 7h do dia 29 de outubro de 2022 até as 7h do dia 31 de outubro de 2022. Já os eleitores de João Pessoa e Campina Grande que votam na cidade onde residem, terão o direito ao transporte durante todo o dia do segundo turno, no próximo domingo (30) e não precisarão comprar a passagem antecipadamente, pois terão passe livre nos ônibus.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, as linhas vão aumentar a frota para garantir que todos tenham direito à passagem gratuita. No entanto, a recomendação é que os eleitores emitam suas passagens antecipadamente nas rodoviárias ou agências de passagens, para evitar transtornos.
Para garantir a gratuidade, o passageiro deve apresentar o título de eleitor, e-título ou, alternativamente, de qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação.
Já para sair do município onde têm domicílio eleitoral, o passageiro deve apresentar comprovante de votação e a prévia utilização da gratuidade para o trecho de ida (esse comprovante será dispensado caso seja feita a emissão concomitante dos bilhetes de ida e volta, dentro dos horários e datas estabelecidos).
As empresas permissionárias de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros serão devidamente ressarcidas dos custos que tiverem em razão da gratuidade, na forma e no cálculo a serem definidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Foto: Revista do ônibus