+
POLÍTICA LOCAL/NACIONALÚltimas notícias

Estoque da farmácia do Hospital de Queimadas tem medicamentos e insumos para suprir a demanda da unidade nos próximos três meses

Referência para 16 municípios da região do entorno de Campina Grande, o Hospital Geral de Queimadas, que integra a rede estadual de saúde, atua com ambulatório, atendimentos de urgência, inclusive, ginecológicas, como maternidade, com internações clínicas e pediátricas e ainda com cirurgias de emergência e eletivas. E para assegurar a assistência que a população precisa dentro desta diversa prestação de serviço, a unidade tem especial atenção com os estoques de medicamentos, insumos e materiais. Atualmente, o estoque da Farmácia da unidade tem material suficiente para suprir toda a rotina para os próximos três meses, sem necessitar de fazer novos pedidos nestes próximos 90 dias.

 

A diretora Administrativa do Hospital, Eva Cordeiro, destaca o equilíbrio da unidade

A diretora Administrativa do Hospital, Eva Cordeiro, explica que a direção tem um olhar atento a essa questão e sempre se antevê nas compras. “A gente sempre trabalhou com uma margem de segurança para que dê tempo do produto chegar aqui antes que haja a falta, inclusive, porque como somos um serviço público precisamos obedecer todos os trâmites legais que passa por cotação, licitação, etc e isso demanda certo tempo e mesmo concluindo esse processo e fazendo o pedido há uma tempo para a mercadoria ser entregue, mas, ultimamente, estamos numa situação ainda mais tranquila porque conseguimos nos organizar de tal forma que o hospital tem estoque de produtos e insumos, não apenas na Farmácia, mas também no almoxarifado, que nos permite trabalhar com bastante tranquilidade”, destaca a diretora.

 

Na Farmácia, além da disponibilidade de medicamentos de uso regular para os próximos três meses, ainda há ainda a disponibilidade de itens que são considerados mais caros, a exemplo da Imunoglobulina anti-Rh, que tem uma matéria-prima importada que varia de preço em função do valor do dólar no mercado. O farmacêutico da unidade, João Paulo Guedes, explica que o soro é um anticorpo pronto, obtido a partir de sangue humano, que neutraliza o fator Rh e impede que a gestante desenvolva a eristoblastose fetal. “Esse soro identifica e neutraliza os anticorpos anti-Rh produzidos pelas mães do grupo sanguíneo Rh- negativo grávidas de bebês Rh+ positivo”, reitera ele.

 

A coordenadora da Farmácia, Maria Duarte Eulálio, complementa que além dos medicamentos, o estoque inclui diversos materiais médico hospitalar, a exemplo de filtros reanimadores para bomba de infusão, bombas, fios guias e outros materiais de alto custo. Segundo ela, com o pedido de insumos para a Farmácia que estão programados para chegar em dezembro, o hospital estará suprido até março de 2022. “Isso é muito bom porque nós temos a garantia de um atendimento pleno, em todas as necessidades de nossos pacientes”, finaliza a farmacêutica. A diretora administrativa lembra que outros setores da unidade, a exemplo do departamento de Nutrição e Manutenção também trabalham com estoques que asseguram o pleno funcionamento do hospital nas suas mais variadas necessidades. “Estamos vivendo um dos melhores momentos da unidade atualmente”, finaliza Eva Cordeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.