+
CulturaCultura/Lazer

Exposição de pinturas e poesias em homenagem a João Pessoa fica aberta aos visitantes durante o mês de agosto

Poemas em declamação às belezas da Capital Paraibana. Pinceladas de pura poesia em aquarelas que traduzem versos de oito poetas. Foi assim o Sarau Poético que abriu na noite desta sexta, dia 02/08, a exposição Pinturas e Poesias – Homenagem à Capital das Acácias. O evento aconteceu no restaurante Canoa dos Camarões, em Manaíra, local onde as telas ficam abertas à visitação de turistas e pessoenses até o final de agosto.

O encontro das artes plásticas e literárias surpreendeu os frequentadores do restaurante, especialmente turistas, e também os convidados do evento. Um Sarau poético movimentou a noite e teve a participação não somente dos poetas que tiveram suas poesias retratadas nas telas.

“Os poetas estavam mais inspirados, mais soltos, mais leves e o lançamento superou todas as expectativas”, avaliou o poeta e um dos idealizadores da exposição Boisbaudran Imperiano. Ele conta que, ao interagir com o público presente, sentiu a aprovação das pessoas. “Todos gostaram desse formato de unir pintura e poesia de forma leve, promovendo a confraternização”.

O arquiteto e artista plástico Antônio Cláudio Massa, autor de todos os desenhos feitos a nanquim e aquarelados em harmonia com os poemas, também demonstrou se sentir realizado. “Sentimos esse congraçamento dos artistas aqui presentes. Foi algo bacana, espontâneo, solto”.

A presidente da Academia Paraibana de Poesia, Vânia Rocha, que participou da exposição e do Sarau, ressaltou em sua fala a importância do momento para incentivar essa união das artes e produzir novos frutos.

Novas edições e poesia

Boisbaudran confirma que o projeto Pinturas e Poesias, iniciado com a homenagem às mães, e que agora tem a versão em homenagem à Capital das Acácias, deve ganhar outras edições. “Não temos uma data definida ainda, mas há inclusive a disposição de levar para outras cidades e até outros Estados”.

Antônio Massa também confirma que o projeto tem aberto novas perspectivas. “Conheci novos colegas que se interessaram em fazer parte dos grupos que temos de desenhos da cidade e vejo que a exposição vai render muitos frutos”.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO: Pinturas e Poesias – homenagem à Capital das Acácias
LOCAL: Restaurante Canoa dos Camarões, avenida João Maurício 121, Manaíra
DATA: até 31 de agosto de 2024
HORÁRIO: das 11h às 23, visitação livre todos os dias

Os poemas em exposição junto aos desenhos são os seguintes:

1. Óleo sobre Tela – Flávio Sátiro Filho
2. Luz Predileta – Adriana Meneses
3. João Pessoa este Liceu – Thiago Alves
4. Capital das Acácias – Vânia Rocha
5. João Pessoa meu Amor – Alfredo Fagundes
6. Capital das Acácias – ODE III – Boisbaudran Imperiano
7. A Capital das Acácias – Ricardo Freitas
8. Filipéia de Nossa Senhora das Neves – Maria Bererenice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.