FCJA promove Noite da Literatura em homenagem a José Américo
Com o lançamento de três livros, a Fundação Casa de José Américo promove, nesta quinta-feira (10), às 17h, em João Pessoa, a Noite da Literatura, em homenagem ao seu patrono. As obras são Janelas da História, Paraíba na Literatura III e Espelhos de Papel 2, sendo os dois últimos pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), parceira do evento e editora dos livros.
O dia 10 de março marca também o aniversário de morte de José Américo de Almeida, que completa 42 anos, nesta quinta. O livro Janelas da História é uma coletânea de crônicas, publicadas todas as quartas-feiras no jornal A União. O espaço é utilizado pela diretoria e funcionários da FCJA, além de colaboradores avulsos que tiveram o privilégio de conhecer o autor de A Bagaceira ou se debruçar sobre a leitura de sua vasta e rica literatura.
Janelas da História (176 pgs) traz 49 textos, com uma diversidade de abordagem. São precedidos pelas apresentações do governador João Azevêdo, do presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura, e da diretora-presidente da EPC, Naná Garcez.
O governador João Azevedo destacou que Janelas da História é “uma leitura recomendável aos que pensam no futuro, incluindo gestores de qualquer campo”. Fernando Moura evidenciou que “aos que navegam pela história, a FCJA é porta de entrada para o porto de vivências”. Naná Garcez enfatizou que a coluna semanal “é uma pequena retribuição à enorme contribuição que José Américo deu à cultura, ao desenvolvimento da Paraíba e do Brasil”.