+
Borborema

Festival de Inverno de CG recebe, nesta quarta-feira, instrumentista espanhol Julián Sánchez

O 49º Festival de Inverno de Campina Grande, que este ano traz o tema “A Poética da Arte na Ciência da Vida”, é uma co-realização entre a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania. Dando continuidade à programação, a Mostra de Música do Festival recebe nesta quarta-feira (21) o show do instrumentista Julián Sánchez. A apresentação acontece às 20h, na Praça da Bandeira.

Julián é natural de Huétor Vega (Granada). Trompetista, compositor, educador e diretor de big band é hoje considerado pela crítica especializada como um dos músicos de jazz mais criativos da Espanha. A sua incansável dedicação à música levou-o a tocar e gravar com grandes nomes do jazz, música experimental, flamenco, música brasileira e big band. O artista já recebeu inúmeros prêmios e tem mais de uma dezena de álbuns autorais lançados. Atualmente reside em Terque, município de Almería, às margens do Rio Andarax, na Espanha.

Precedendo o artista espanhol, às 18h, a Mostra de Música também recebe o cantor e compositor paraibano Elon, destaque da cena independente da música paraibana contemporânea. Seu trabalho tem como ponto de partida a musicalidade do alto sertão paraibano, acrescentando a vivência queer de forma poética. Em suas criações, Elon se apropria de uma estética pop para unir ritmos como xote, baião, bolero e galope com elementos de rock’n’roll e afrobeat.

Já na Mostra Nacional de Teatro tem a apresentação do espetáculo “O Torto Andar do Outro”, da Cia Pão Doce de Teatro, do Rio Grande do Norte, e que tem direção de Marcos Leonardo. A peça tem como base o folheto de Cordel “Um conto bem contado” do cordelista mossoroense Antônio Francisco. A montagem usa a música como um elemento dramatúrgico com canções autorais que entremeiam os ritmos nordestinos à música medieval. A apresentação acontece às 20h no Teatro Severino Cabral e a entrada é gratuita.

Encerrando a programação da Mostra de Cinema, acontecerá uma sessão especial em homenagem a Biliu de Campina, no Miniteatro Paulo Pontes, a partir das 19h. Na noite dedicada ao artista, será exibido o documentário “Biliu, o maior carrego do Brasil”, dirigido por Lau Barboza. O documentário trata da vida e obra do cantor Severino Xavier, mais conhecido como Biliu de Campina, suas músicas repletas de humor e ironia, sua criatividade e inteligência. Ainda dentro das homenagens, serão exibidos trechos inéditos do artista cantando com Gilberto Gil no Parque do Povo em 1989 (Show em Homenagem aos 70 Anos de Jackson do Pandeiro –Direção do espetáculo e imagens: Romero Azevedo). Também serão exibidos trechos do DVD “Biliu de Campina”, gravado no Teatro Municipal, com direção geral de Abílio José. Além disso, será apresentada ao público a primeira aparição de Biliu na televisão, no especial “A Paraíba e seus artistas”, produzido pela TV Paraíba (1988), que tem roteiro, direção e apresentação de Rômulo Azevedo.

O 49º Festival de Inverno de Campina Grande (FICG), teve início no último dia 15 de agosto e segue com uma programação diversificada e repleta de atrações na sua segunda semana.

 

Texto e imagens: Comunicação Funetec e Instituto Solidarium 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.