Foi tudo planejado, o seu trabalho não vale nada!
Foi tudo planejado, o seu trabalho não vale nada!
O que acha de trabalhar 12 h por dia e ver seus ganhos sumirem? Para o criador de conteúdo @normose o problema dos entregadores de Ifood, da uberização, do preço dos aplicativos, dos streamers vem tudo do mesmo lugar.
Capitalismo de plataforma! Acompanhe o texto abaixo para entender por que você também corre risco! A experiência de INTERNET da maioria das pessoas, NÃO é uma experiência de ‘internet’ — é uma experiência de PLATAFORMAS.
Você entra no YouTube, no twitter, no Instagram e até para dar uns beijos já tem plataforma.
Esses grandes espaços de convivência online chamados de big techs tem algo em comum. Grandes corporações sem fronteiras, com poderes transnacionais que funcionam a partir de um processo ininterrupto de produção-coleta-análise de dados em busca da hegemonia de mercado. Coleta de dados para criação de novos modos de consumo! E como chegamos até aqui? Com criação de novos HÁBITOS — fazer com que esses serviços fiquem conhecidos criando dependência — cupons, bônus, vantagens, criam um laço forte com a plataforma em sua rotina para usuário e trabalhador, e só depois começa a exploração.
Isso sem contar a gamificação: avaliar o serviço com like, notinha, estrelinha, pontos ou qualquer outra métrica competitiva que vai transformando o trabalho numa gincana perigosa sem direitos trabalhistas. Flexibilização é palavra romântica para sucateamento em outras palavras, não era magica: se o serviço é MUITO barato ou alguém investiu bilhões de crédito para quebrar o mercado, ou alguém está sendo sucateado na ponta da linha e ganhando pouco para aquilo ser feito — é o sucateamento.
E está se espalhando em todas as áreas E qual o resultado dos aplicativos? Uber e 99 explodiram, quinto andar desregulou preços, Airbnb duplicou o preço e quem trabalha para esses serviços cada vez mais sucateado tendo que trabalhar mais para fazer o mesmo dinheiro de antes. E isso é um movimento histórico bem antigo, sabia? O que estamos vivendo hoje é a elevação a máxima potência de movimentos que começaram nos anos 70 com o combo automatização + terceirização + financeirização dos serviços sem nenhum direito trabalhista.
E como isso afeta o seu trabalho independente de qual seja? As plataformas criaram comportamentos de mercado: todo mundo agora precisa ser algo… é o dentista influencer, o mecânico influencer… só existe profissionalmente quem existe em rede. Isso vem sendo chamado “colonização dos desejos e ideais”.