Fundac inicia aulas de informática para segunda turma de jovens e adolescentes do CSE
A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac) iniciou as aulas da segunda turma do Curso Básico de Informática no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE). O curso é possível graças à parceria firmada entre a instituição, a Fundação Sistêmica e a empresa de tecnologia da informação Indra Company. As aulas acontecem aos sábados com duas turmas de seis alunos e tem duração de quatro meses.
Para o diretor do CSE, Waldir Victor, “são ações como esta que nos encantam quando também outros atores sociais fazem parte do processo socioeducativo e geram mais oportunidades para os socioeducandos. A profissionalização é fundamental dentro da Unidade, pois anima os adolescentes na construção dos seus sonhos e mudança de hábitos”.
Segundo Rafael Honorato, coordenador de Profissionalização Trabalho e Previdência da Fundac, o curso de iniciação à informática é uma iniciativa que tem como objetivo a garantia de acesso às novas tecnologias, “uma vez que estamos na sociedade da informação e habilidades e competências é fundamental para a inserção no mercado de trabalho”.
“A parceira com a ONG Sistêmica veio em um momento bastante pertinente, uma vez que é de interesse da Fundac a inserção dos socioeducandos em experiências como essa, que busquem superar o analfabetismo digital”, explicou Rafael.
O coordenador geral da Fundação Sistêmica, Lucio Lima, lembrou que o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que o compromisso na defesa dos direitos da criança e adolescente é inicialmente da família, mas também do Estado e de toda a sociedade.
“Entendemos que dada à garra com que esses jovens se dedicam às oportunidades que lhes são ofertadas na unidade, essa iniciativa certamente muito contribuirá em suas vidas, facilitando a abertura de novos horizontes de atuação na sociedade e reduzindo inclusive a reincidência do conflito com a lei”, declarou Lívio.
Curso de Informática- O objetivo do curso de informática é qualificar os jovens em informática básica, em curso com duração de quatro meses e encontros semanais aos sábados, tendo como conteúdo o Windows, o pacote Office e Orientações ao Trabalho. O primeiro curso foi realizado no período de 16/10 a 17/11 de 2021 e o segundo teve início no dia 12 e segue até 11 de junho deste ano. Todos recebem certificado ao final e os professores são todos profissionais da área de TI e voluntários na Sistêmica.
O que é a Fundação Sistêmica – A Fundação Sistêmica é uma organização da sociedade civil, de interesse público, cuja missão é contribuir com o desenvolvimento humano e social, considerando o potencial dos talentos, experiências e recursos locais, numa perspectiva sistêmica, com vistas à formação de redes sociais e organizacionais para o fortalecimento da cidadania, da garantia de direitos humanos e da eficiência na gestão organizacional e comunitária. “Na área de TI, além do curso de Informática na Fundac, oferecemos também qualificação a adolescentes dos bairros de Paratibe e Muçumagro”, informou Livio.
A Indra Company é uma empresa multinacional do ramo da Tecnologia da Informação e Comunicação, com sede também no Brasil, e é parceira da Fundação Sistêmica na área de TI.