Fundo de Desenvolvimento do NE é destaque em reunião de governadores
Os governadores do Nordeste estão, na manhã desta quarta-feira, reunidos no Centro de Convenções de João Pessoa para discutir sobre a reforma tributária. “Hoje temos uma unidade de entendimento, no país, no sentido de que a reforma tributária é essencial. O governo anterior não teve pulso para fazer, mas agora estamos vendo que, por força de uma decisão política, isso irá acontecer”, comentou a senador Daniella Ribeiro, presidente da Comissão de Orçamento do Senado, que também está presente à reunião que está acontecendo.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância da criação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste. “Essa é a grande discussão neste dia, que exige a participação da União para complementar esse Fundo. Na legislatura passada, o Conselho de Política Fazendária estudou uma proposta da formação desse fundo com injeção de R$ 40 bilhões mensais a partir de subvenções econômicas, e não de incentivos fiscal, para manter a atração de indústrias para o Nordeste”, comentou.
Para o governador de Alagoas, Paulo Dantas, a reforma tributária é um instrumento importante para fortalecer as políticas econômicas do Nordeste, bem como a participação dos governadores nordestinos na formação do PPA. “É preciso que haja participação de todos, escutando estados e sociedade, para propor projetos que são prioritários para a retomada do desenvolvimento do país”, disse.