Funesc lança o Projeto Gafieira com show de Helton Souza e escola de samba Unidos do Roger
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) lança, no próximo domingo (16), o projeto Gafieira. O show de estreia será com o cantor e compositor Helton Souza. A entrada é gratuita e o evento ocupará a pracinha do estacionamento do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 16h30. A abertura será feita pela Escola de Samba Unidos do Roger e o evento conta, ainda, com a participação de professores e alunos da Iandê – Escola de Artes e Centro Cultural.
Comum nos subúrbios cariocas, a Gafieira é associada aos bailes populares, tendo o samba, o arrasta-pé e a boemia como raízes. Nessa energia, dançarinos e dançarinas da escola Iandê estarão junto ao público, interagindo e convidando a dançar, além de dar oportunidade a quem sempre quis aprender dança de salão, mas acha difícil e tem vergonha de arriscar uns passos.
Um ponto de destaque do projeto é o incentivo para que a população possa conhecer o Espaço Cultural, além de ocupar a área externa, oferecendo uma atração ao público que frequenta o local nos finais de semana. As edições acontecerão quinzenalmente, sempre aos domingos, trazendo uma personalidade do samba ou forró, além de escola de dança convidada para promover interação entre dançarinos profissionais e o público.
Helton Souza – É um artista paraibano e sempre teve paixão pela música. Criado no bairro do Roger, desde criança desenvolveu habilidade com instrumentos com os quais brincava, como cavaco e banjo. Cantor e compositor, atualmente tem se dedicado à carreira solo e possui um EP de músicas totalmente autorais lançado nas principais plataformas digitais.
Unidos do Roger – Criada oficialmente em março de 2014, a Unidos do Roger é a mais recente agremiação do carnaval tradição. Tem as cores verde, rosa e branco em seu pavilhão e a estrela como símbolo. Em 2017, com o enredo ‘A água que cai do céu é chuva, a água que cai dos olhos é lágrima’, foi consagrada a campeã do Carnaval Tradição. Em 2020, prestou uma justa homenagem a Fernanda Benvenutty com o enredo ‘Abram alas que ela vai passar: Fernanda Benvenutty, um legado de luta e suor’.
Iandê Escola de Artes – Centro Cultural é um novo espaço de dança e outras linguagens artístico-culturais de João Pessoa. Focaliza a dança de salão em todas as suas vertentes assim como outras abordagens corporais. A Iandê oferece aulas de forró, samba, samba de gafieira, tango, bachata, zouk, como também afro house, dança do ventre, ballet, e até mesmo aulas de percussão.
Serviço
Projeto Gafieira
Data: 16/10, 16h30
Abertura: Escola de Samba Unidos do Roger
Show: Helton Souza
Local: Praça do estacionamento do Espaço Cultural
Participação: Iandê – Escola de Artes e Centro Cultural