+
Últimas notícias

Garimpeiros oferecem ouro em troca de sexo com mulheres e meninas yanomamis

Garimpeiros oferecem perfumes, roupas, bebidas e até ouro para aliciar yanomamis e abusar sexualmente de meninas e mulheres em comunidades indígenas em Roraima, problema intensificado com o avanço do garimpo ilegal na região. (via UOL)

Um yanomami repete o que ouviu de um garimpeiro: “Aquela moça que você levou consigo é sua irmã? Se você fizer ela deitar comigo, sendo que você é o irmão mais velho dela, eu vou pagar 5 gramas de ouro”.

“Depoimento de um yanomami sobre o aliciamento de um garimpeiro. O relato faz parte do relatório “Yanomami Sob Ataque”, produzido pelas associações Hutukara e Wanasseduume Ye’kwana e publicado em abril do ano passado. O documento reúne as formas mais recorrentes de aliciamento em terras Yanomami.

“O que se observa é a utilização do ouro e da comida como meios de seduzir e envolver indígenas e ter acesso aos seus territórios”, afirma Luísa Molina, antropóloga do ISA (Instituto Socioambiental).

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/01/30/garimpeiros-yanomamis-aliciamento-mulheres-violencia.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.