+
Cultura/Lazer

Gilberto Alves e Biu Dionísio são atrações do De Repente no Espaço desta quarta-feira

01AFundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (1º), mais uma edição do projeto “De Repente no Espaço”. Os convidados são Gilberto Alves (AL) e Biu Dionísio (PE). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O encontro acontece no Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Biu Dionísio nasceu em Vitória de Santo Antão (PB) tem 40 anos de profissão como poeta repentista e ao longo de sua trajetória artística, já participou de mais de 600 festivais. Destaca-se também por ter criado alguns gêneros para a cantoria, como “Casa de Taipa”, “Os paus da porteira” e “Maritaca”. É de sua autoria o poema “Mulher nota 10”, no qual ressalta os variados ofícios e afazeres femininos e como as mulheres acabam conseguindo se destacar, com nota máxima, em todas as áreas.

Gilberto Alves mora em Delmiro Gouveia (AL) e é um artista popular bastante conhecido na arte de fazer versos, atuando como repentista, cantador e compositor do cancioneiro nordestino, além de intérprete de canções e participante ativo de festivais de repente, recebendo já inúmeros troféus. Em sua cidade, Gilberto Alves promove cantorias e apresenta programas na Rádio Delmiro AM e FM. Em seu repertório, destacam-se “Me dê uma chance”, “Mulher serrana”, “O calendário de Deus”, “Canção da sogra” e “Desafio – mote em sete” como as mais pedidas e acessadas nas plataformas digitais.

Iponax Vila Nova – Nascido em Cajazeiras no Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.