Hospital da Criança e do Adolescente realiza capacitação sobre atendimento a pacientes graves
O Hospital da Criança e do Adolescente de Campina Grande (HCA) realizou na noite desta terça-feira, 25, uma capacitação sobre o protocolo de abordagem ao paciente grave. A iniciativa foi voltada ao corpo técnico de médicos e demais profissionais de assistência em saúde da unidade hospitalar
Mais de 40 profissionais participaram da capacitação, que faz parte das estratégias de qualificação, já que um núcleo foi estruturado para promover melhorias na área educacional das equipes de forma constante. “Todos os meses são realizadas ações de treinamento e capacitação para os diversos setores do hospital”, informou o diretor do HCA, Pablo Nunes.
Na capacitação, a direção do hospital apresentou os dados de atendimentos para a equipe. Em 2024, foram 64.763 atendimentos e 3.700 internações. E mais de 80 mil exames foram realizados nos doze meses. O pico de atendimentos foi no mês de abril, quando 8.964 crianças foram acolhidas no HCA. Em 2024, a taxa de óbitos por internação caiu de mais de 2% para 0,40%.
“Para crescermos como unidade é essencial compreender esses detalhes. A análise desses números nos permite tomar decisões mais assertivas e oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado, essencial para o atendimento ao paciente crítico”, disse o pediatra e neonatologista Paulo Martins.
O HCA tem passado por uma restruturação. No ano passado, o hospital ganhou 19 novos leitos, uma sala de procedimentos e 32 leitos de observação foram transformados em leitos de enfermaria com ponto de gases. A recepção também passou por reforma e os ambulatórios especializados foram redirecionados para o Centro Materno Infantil de Atenção Integral à Saúde (CEMAIS), melhorando o serviço especializado eletivo e o atendimento hospitalar.
Codecom