Hospital de Coremas registra mais de 30 mil atendimentos e mais de mil cirurgias em 2023
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, registrou 34.620 atendimentos no ano passado, sendo 15.891 em atendimento de urgência e emergência e outros 18.729 no ambulatório. Em 2023, o hospital também realizou 1.430 cirurgias e 70 partos, funcionando também como maternidade, sendo referência para o atendimento a gestantes de baixo risco.
Das 1.430 cirurgias realizadas na unidade em 2023, 1.344 foram de catarata, realizadas em oito mutirões ao longo do ano, por meio do Programa Opera Paraíba, uma iniciativa do Governo do Estado que visa facilitar o acesso da população a procedimentos cirúrgicos. O hospital também realizou 2.838 consultas especializadas, e 10.512 pacientes ficaram em observação após passar pelo ambulatório.
Em relação aos exames, o hospital realizou um total de 4.718, incluindo 2.114 Raios-X, 970 Eletrocardiogramas e 1.634 exames clínicos. A unidade também registrou 517 suturas, 423 internações clínicas de adultos e 141 em pediatria.
A diretora-geral, Josielma Oliveira, destaca a importância dos serviços da unidade para a população de Coremas e municípios vizinhos. “Os números de atendimentos mostram o quanto o hospital de Coremas se torna, a cada ano, cada vez mais uma referência em saúde pública hospitalar para a população desta região”, afirma ela, destacando a participação significativa da unidade no Programa Opera Paraíba com cirurgias de catarata. “Foram 1.344 cirurgias somente no ano passado”, reitera.
Segundo a diretora, 2023 foi um ano de muitos avanços para a unidade, que recebeu novos equipamentos para o laboratório, melhorando e ampliando a realização de exames de coagulação, bioquímica, eletrólitos e metodologia de fluxo lateral, além de novos equipamentos, como 30 leitos, 20 poltronas reclináveis, além de novos aparelhos de ar condicionado mais modernos, permitindo a climatização de todos os ambientes do hospital e computadores. “Além de modernizar os serviços, esses novos equipamentos impactaram positivamente na assistência à população”, afirma Josielma, observando que essas melhorias estão inseridas nas ações do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de modernização das unidades da Rede Hospitalar.