+
Últimas notícias

Imposto retroativo surpreende consumidores de energia solar na Paraíba

Os usuários de energia fotovoltaica da Paraíba foram pegos de surpresa pela cobrança retroativa de Imposto sobre Circulação de Serviços e Mercadorias (ICMS) nas contas deste mês. De acordo com a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, foram 8 mil consumidores impactados.

O ICMS é cobrado sobre a distribuição de energia desde 2022, conforme explicou o presidente da Coopsolar, Eduardo Braz. A Energisa, porém, está fazendo a cobrança retroativa referente ao período de setembro de 2017 a dezembro de 2021.

Após o susto, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) divulgou uma nota esclarecendo que não criou nenhum novo imposto ou legislação relativa à energia solar, já que algumas pessoas estavam confusas sobre a cobrança.

A situação gerou indignação dos consumidores e a Késsia Liliana contou que os Procons do estado e do município já tiveram uma reunião informal com a Energisa na manhã de ontem, sendo que uma reunião oficial deve ocorrer na próxima segunda-feira. “Esses pagamento só devem começar a ser feitos a partir de 23 de agosto, então a gente ainda tem tempo para se debruçar sobre a questão”, disse.

Késsia Liliana explicou que na reunião da segunda-feira, a Energisa deve detalhar tudo sobre essa cobrança, inclusive as formas de pagamento para os consumidores, com opção de parcelamento.

“Nenhuma informação foi prestada a respeito do que está sendo pago, forma de pagamento ou de parcelamento. Enfim, ao consumidor restou a surpresa de receber sua conta com o ICMS retroativo inesperado”, comentou o secretário do Procon de João Pessoa, Rougger Guerra.

Eduardo Braz teme que a situação possa resultar num retrocesso para o setor. “Gera um desestímulo, uma falta de incentivo, uma anulação do que já tem sido feito em relação ao uso da energia solar”, comentou.

Questionada pela reportagem, a Energisa enviou a seguinte nota:

A Energisa esclarece que a fatura se refere a cobrança retroativa do ICMS para 0,4% dos clientes da Paraíba. Esta cobrança se aplica para um grupo específico de clientes de Geração Distribuída, relativo ao período de setembro/2017 a dezembro/2021, conforme estabelecido no Decreto Estadual 36.861/16. Os clientes envolvidos foram devidamente informados sobre do tema e dos respectivos valores tributados.

A concessionária se coloca à disposição para eventuais dúvidas e destaca que o cliente pode negociar o débito de forma personalizada, através dos nossos canais de atendimento: Aplicativo Energisa On (gratuito); call center – 0800 083 0196 e Whatsapp (Gisa) – (83) 99135-5540.

Republicação: Texto de Bárbara Wanderley para o Jornal A União desta quinta-feira, 18/7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.