Inclusão: Solenidade marca encerramento de curso e capacitação em Libras para Jornalistas da PMCG
A inclusão tem sido uma das marcas da atual gestão municipal. Sendo assim, servidores de Campina Grande estão recebendo cursos de capacitação para lidar com pessoas portadoras de deficiência, nas mais diversas áreas.
Com o objetivo de aproximar ainda mais o contato com as pessoas surdas, um grupo de jornalistas que atua na comunicação pública recebeu a capacitação em Libras. A solenidade de encerramento aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 8.
Para os alunos, as aulas foram extremamente proveitosas e enriquecedoras.
“É muito proveitoso aprender a linguagem para lidar com pessoas surdas, algo que pode ser necessário a qualquer momento. A necessidade de comunicação é universal, e para nós, que trabalhamos com comunicação, é uma ferramenta a mais, tanto para o trabalho quanto para a vida social”, disse Leonardo Guilherme.
“Sei que ainda faltam muitos passos na caminhada inclusiva, principalmente na comunicação. No entanto, se cada um de nós fizer a sua parte, poderemos reduzir essa distância e quebrar barreiras. Estou muito feliz com essa oportunidade e já quero colocar em prática”, reforçou Zenaide Ferreira.
“A formação em Libras é essencial para profissionais de uma área como a nossa que pretende trabalhar diretamente com a comunicação. A inclusão é uma condição para alcançar a verdadeira interação com a sociedade. Quando tratamos da Libras na comunicação da saúde, entendemos a potência dessa língua na garantia de direitos, do acesso à saúde. Portanto, trata-se de um direito que dá acesso a outros direitos, o direito à comunicação a todas as pessoas. Isso é comunicação pública”, disse Rafael Poeta.
O Curso foi ministrado pela professora de Letras e especialista em atenção à pessoa surda, Luciana Figueirêdo.
“A pessoa surda em sociedade vive isolada. Temos a Lei da Libras 10.436 e o decreto 5.626 que corrobora toda uma complementação de direitos sociais no atendimento humanizado na Saúde, Comunicação, Educação e Segurança então pra mim, como professora especialista em Libras, poder ministrar mais esse curso é uma grande satisfação, um caminho perpetuado com esses alunos difundindo a Libras e levando para cada pessoa do mínimo que seja o conhecimento, que é precioso para tornarmos essa sociedade cada vez melhor e inclusiva para as pessoas surdas em especial”, disse Luciana.
Para o Chefe de Gabinete, Marcos Alfredo, é sempre importante reforçar o cuidado com aqueles que precisam de uma atenção especial e capacitar a equipe torna possível o acolhimento ideal.
“Uma importante iniciativa para o crescimento profissional e a consolidação de uma política inclusiva da gestão”, disse Marcos Alfredo.
Além do setor de comunicação da Prefeitura de Campina Grande, agentes da Guarda Municipal também receberam a qualificação em Libras. O objetivo é seguir capacitando outros setores.
Codecom-CG