Infestação de ratos preocupa moradores do bairro da Maternidade, em Patos
Uma infestação de ratos tem preocupado os moradores do bairro da Maternidade, em Patos. Em contato com o Patosonline.com nesta terça-feira, 29 de agosto, um internauta relatou que o problema persiste há mais de seis meses e já foi comunicado à prefeitura, porém, até o momento, a situação não foi resolvida. A situação crítica ocorre na Rua Euzari Ayres de Lacerda, onde funciona uma empresa de pré-moldados.
Os moradores relatam que a presença de ratos tem gerado desconforto e preocupação, especialmente devido ao risco de doenças e à possibilidade de que os roedores se aproximem de suas residências.
Anteriormente, os moradores costumavam depositar o lixo diretamente no chão. Na tentativa de resolver a situação, eles solicitaram à prefeitura a disponibilização de coletores de lixo adequados, mas infelizmente os recipientes nunca chegaram. Diante dessa falta de resposta, a comunidade adotou medidas por conta própria, adquirindo tambores e tonéis para armazenar o lixo.
A ausência de coleta eficaz de resíduos e a falta de manejo adequado de lixo podem contribuir para a proliferação de roedores, como ratos, gerando um ciclo de infestação que coloca em risco a saúde dos moradores e a qualidade de vida na região.
Um vídeo enviado à nossa equipe mostra os roedores no local, veja abaixo:
O que diz a prefeitura?
Sobre o assunto, o Patosonline.com fez contato com o coordenador de Comunicação da Prefeitura de Patos, Ulisses Neto, e o mesmo enviou a seguinte resposta:
Conversei com Josimar Barbosa e como o próprio morador cita, esse problema é dentro de um terreno privado, o qual a Secretaria de Serviços Públicos fica impedida de intervir, e o encaminhamento correto seria levar os vídeos e formalizar a denúncia no MPE.
Em relação ao lixo na lateral, a coleta passa em todos os dias estipulado em cronograma, porém os moradores acabam jogando nos dias errados.
Em relação aos coletores, eles são ofertados em pequenas remessas pela empresa de coleta de resíduos, e diante das demandas já solicitadas irá se estudar a possibilidade de um contêiner coletor para o local.
Por Patosonline.com
Foto de DSD/Pexels