Instituto Alpargatas e SENAI-PB inauguram Laboratórios de Inovação e Sustentabilidade Educacional na Paraíba
O terceiro e quarto laboratórios do estado da Paraíba têm como foco promover criatividade e protagonismo aos estudantes da rede pública municipal
Paraíba, novembro de 2024 — Com o sucesso do piloto em Mogeiro e a recente expansão para Cabaceiras, Queimadas se torna a terceira cidade da Paraíba a implementar o Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional (LISE) na Escola Judith Barbosa de Paula Rêgo. Já Ingá, recebe o quarto laboratório na Escola Municipal Major José Barbosa Monteiro.
Fruto da parceria entre Instituto Alpargatas, SENAI-PB, Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação de Queimadas e Ingá, o projeto busca despertar a criatividade e o interesse dos estudantes pela pesquisa e pela ciência através da Metodologia Maker, que promove o aprendizado dos conceitos científicos de forma prática, estimulando os alunos da rede pública municipal a buscarem soluções para os desafios estudados em sala de aula por meio de experimentos e testes no laboratório.
Iniciativa vencedora do 1º lugar da categoria ESG do Prêmio Ser Humano, organizado pela ABRH-PB, em 2023, o LISE oferece, para além de um ambiente inovador de aprendizado – que conta com os mais diversos recursos, como impressora 3D, máquina de corte e marcação a laser, notebooks, ferramentas, kits de robótica -, a capacitação dos educadores e educadoras para conseguirem incentivar e transmitir as novas habilidades e competências necessárias às carreiras do futuro.
“Com a implantação dos novos laboratórios na Paraíba, reafirmamos nosso compromisso em transformar a educação pública por meio da inovação e da sustentabilidade. O LISE representa mais do que uma simples modernização do ensino; ele é uma ponte entre o conhecimento teórico e o mundo prático, preparando nossos jovens para os desafios reais do futuro. Acreditamos que, ao oferecer aos estudantes a oportunidade de aprender fazendo, estamos plantando as sementes de uma geração mais consciente, criativa e capacitada para lidar com as demandas de um mundo em constante evolução”, afirma Berivaldo Araújo, Diretor Executivo do Instituto Alpargatas.
O projeto segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), além de estar alinhado à Nova Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533), reforçando a inclusão digital e a preparação dos estudantes para os desafios contemporâneos.
Ao todo, serão beneficiados pela nova unidade do LISE em Queimadas 972 alunos e 18 docentes. Enquanto no laboratório de Ingá 646 alunos e 30 docentes serão contemplados.
SOBRE O INSTITUTO ALPARGATAS
O Instituto Alpargatas foi fundado em 2003 e é o principal agente executor da estratégia de responsabilidade social da Alpargatas. Orientado pela causa da educação, já beneficiou mais de 2,5 milhões de crianças e adolescentes, através de projetos que promovem a recomposição da aprendizagem e o fomento da cultura, da ciência e do esporte como ferramentas de transformação. Sua atuação também se estende nas frentes de educação profissionalizante e de voluntariado.