Isea conquista outro selo de qualidade Iniciativa Hospital Amigo da Criança
Após nova avaliação, do Ministério da Saúde, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) manteve o selo/título, de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e de Cuidado Amigo da Mulher (CAM). A certificação é um título e selo de qualidade conferido às maternidades que cumprem quatro critérios: incentivo ao aleitamento materno; o uso adequado de fórmulas para suplementação alimentar de crianças; a garantia da permanência da mãe ou do pai junto ao recém-nascido. nas primeiras 24 horas de vida; e cumprir o critério global de Cuidado Amigo da Mulher.
Com o reconhecimento, o Isea manteve o Selo de Hospital Amigo da Criança e da Mulher após uma etapa de monitoramento realizada pela equipe estadual do IHAC/CAM. As avaliações acontecem a cada três anos e incluem aplicação de questionários destinados aos profissionais de saúde da instituição e também ao público que recebe o atendimento na maternidade.
Para ser considerado um hospital IHAC/CAM, o Isea precisa atender aos dez passos para o sucesso do aleitamento materno. propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Para isso, a unidade mantém o Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, que realiza a coleta de leite materno, pasteurização e distribuição para recém-nascidos, além de ajudar as mães com dificuldade de amamentar e de fazer coleta de leite domiciliar.
Entre os demais critérios avaliados estão a capacitação das equipes de saúde, a aproximação imediata da mãe e do bebê após o parto, o contato pele a pele, a disponibilização de alojamento conjunto, entre outros.
Para ser amigo da criança, o hospital também deve atentar ao cuidado atencioso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir o livre acesso à mãe e ao pai e a permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas. Também deve garantir à gestante que ela defina o acompanhante de sua escolha e no acolhimento. na hora do parto, a garantia do combate à violência obstétrica.
Para atender a todas essas exigências e cuidar de forma humanizada de mães e bebês, a Prefeitura de Campina Grande tem investido na maternidade. Nesta semana foi inaugurada a reforma da Ala Canguru, onde as mães ficam com contato pele a pele com bebês que estão em tratamento no ISEA. Neste ano foi inaugurada também a UTI Semi-intensiva, com dez leitos. Neste momento, o Centro de Parto Normal e o centro cirúrgico estão em reforma. Uma das medidas adotadas este ano para o cuidado da saúde da mulher foi a criação do pré-natal psicológico. E também teve a abertura da sala de vacina para bebês e gestantes.
O Isea é referência no atendimento de gestantes de média e alta complexidade, para mais de 170 municípios paraibanos. Atualmente é a maternidade que mais realiza partos no estado da Paraíba, com mais de 7 mil nascimentos por ano. “Receber novamente este título é um reconhecimento a tudo o que estamos fazendo para melhorar ainda mais o ISEA”, disse o secretário de Saúde, Gilney Porto.
Codecom