João Azevêdo assina Ordem de Serviço para obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Cajazeiras
O governador João Azevêdo assina, nesta quarta-feira (18), a partir das 15h, a ordem de serviço para o início das obras de reforma e ampliação do Hospital Regional Deputado José de Sousa Maciel, em Cajazeiras, no Alto Sertão do estado.
A obra, que conta com investimentos superiores a R$ 21,5 milhões, vai ampliar a cobertura e promover a descentralização do acesso à saúde, beneficiando mais de 170 mil pessoas em Cajazeiras e outros quinze municípios da região.
A diretora-geral Jacilene Eduardo de Sousa destacou que as mudanças previstas não apenas modernizarão o hospital, mas também proporcionarão um atendimento mais ágil, seguro e humanizado à população. “Isso permitirá que novos serviços sejam implementados e tenham mais rapidez no atendimento. Isso significa, acima de tudo, a oportunidade de oferecermos uma resposta e uma solução para a saúde da região”, enfatizou
Os serviços executados por meio do Projeto Amar incluem a instalação de 10 leitos de urgência (2 para sala vermelha e 8 para observação), 10 leitos nas Unidades de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin) e 10 na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). Além disso, serão criados 15 leitos (5 para a UTI Adulto e 10 para Cuidados Intermediários Canguru), novos espaços de isolamento, enfermarias, alojamento conjunto, e a ampliação do centro cirúrgico, que passam a contar com 5 salas de cirurgia e ou 6.
A nova estrutura incluirá também sala de vacina, sala de triagem, cartório, sala de coleta e uma agência transfusional, além de melhorias no fluxo de atendimento e adequações às normas vigentes. A expectativa é ampliar a área do hospital em mais de 8 mil metros quadrados com a construção dos novos espaços. Como o atendimento da unidade não pode ser interrompido, as obras seguem um cronograma específico para evitar prejuízos à assistência prestada.
Com a ampliação, o Hospital Regional de Cajazeiras passará dos atuais 167 para 253 leitos, um acréscimo de 86 novos leitos. Além disso, contaremos posteriormente com mais 30 leitos destinados à enfermaria pediátrica.
A expectativa é que a reforma e ampliação do hospital resultem em avanços significativos na qualidade do atendimento, beneficiando milhares de pessoas que carecem do atendimento.
Projeto Amar – O Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba – Amar é um investimento que visa o fortalecimento da ação do SUS na Paraíba com melhorias na oferta de serviços essenciais, o fortalecimento da rede de serviços baseada na Atenção Primária, por meio do aumento das capacitações clínicas e do treinamento permanente das equipes nos protocolos de linha de cuidado. A construção de novos hospitais, reforma e ampliação de unidades de saúde por toda a Paraíba, entrega de equipamentos de ponta são alguns dos vários investimentos do Amar.
Foto: Divulgação