Notícias urgentes

João Pessoa ganha monumento que celebra as religiões de matrizes africanas e indígenas

Escultura Ofá Inã, do artista paraibano Thiago Costa, homenageia os 50 anos do terreiro Ilê Axé Ojú Ofá Dana Dana

João Pessoa agora conta com mais um importante símbolo de respeito à diversidade religiosa e cultural. Foi inaugurada, na nova sede da empresa AeC, no bairro de Mangabeira, a escultura Ofá Inã, obra do artista paraibano Thiago Costa, em homenagem aos 50 anos do Ilê Axé Ojú Ofá Dana Dana, terreiro de tradição Jeje Savalu, localizado na zona sul da capital.

O monumento é fruto de um projeto patrocinado via Lei Municipal nº 11.649/2009, com apoio da empresa AeC. Segundo Nathália Belan, superintendente de Comunicação e Marketing da companhia, a escolha por Thiago se deu pela qualidade do trabalho e pela relevância do artista no cenário nacional. “A AeC inova e ousa com essa oportunidade de conversar com a diversidade artística brasileira e com a possibilidade dessa iniciativa abrir portas para outros artistas paraibanos”, afirmou.

A escultura tem 3 metros de altura por 3 metros de largura e é composta por duas partes que formam um díptico, feito em aço galvanizado pintado de vermelho — a primeira vez que Thiago utiliza cor sobre o metal em uma de suas obras. A produção contou com a colaboração da arquiteta Giselly Pires e do serralheiro Humberto Heleno.

Mais do que um trabalho artístico, Ofá Inã se inscreve como um marco simbólico, celebrando a trajetória do Ilê Axé e o papel das religiões de matriz africana e indígena na formação cultural da Paraíba.

“A obra parte de elementos tradicionais para construir algo que dialoga com as necessidades do presente. É uma homenagem a uma história que continuará viva e na cidade, assim como a escultura. É uma obra que aponta para o futuro e o passado ao mesmo tempo”, explicou Thiago Costa.

Utilizando formas como o Ofá (flecha) e o Oxê (machado) — símbolos do vocabulário visual afro-brasileiro —, a obra convida o público à contemplação e ao respeito à diversidade religiosa.

Sobre o artista

Natural de Bananeiras (PB), Thiago Costa é um artista multimídia que atua com escultura, vídeo e literatura. É mestrando em Artes Visuais pela UFMG, com formação em Design Gráfico pelo IFPB e passagem pelo Instituto de Cinema de São Paulo. Entre exposições e prêmios, acumula participações em instituições como ONU (Genebra), Museu de Arte do Rio (MAR), INHOTIM, Sesc SP, IMS, entre outros. Thiago também é idealizador da MOÃ – Mostra de Cinemas Negros e Indígenas, além de roteirista e diretor de curtas e médias-metragens.

Sobre a AeC

Com 20 unidades em 7 estados, a AeC é referência nacional em soluções de experiência do cliente e processos de terceirização (BPO). A empresa é reconhecida por suas práticas de inovação, tecnologia e ESG, sendo eleita por nove anos consecutivos como a Melhor Empresa de Serviços pela Época Negócios 360°. Atualmente, é certificada como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.